Cadastre-se no site

Cadastre-se e fique informado em primeira mão sobre os principais acontecimentos da Assessoria Agropecuária
Porto Alegre, 27/05/2024

Redes sociais

Agendade eventos

Últimasnotícias

Semex lança mundialmente o Programa Progenesis Beef

Informação | 12 de Novembro de 2023

Primeira Produtora do Programa Progenesis Beef - MCC SUPERMAMA 8110 - Mãe SMX Endorse 070H ET, SMX Amplify 042H e SMX Envest 072H ET

Foto: Divulgação/Assessoria

Em 2012, a Semex Alliance lançou o Projeto Progenesis para a produção de touros próprios. O programa que nasceu focado no leite, foi criado com o objetivo de obter o controle sobre as melhores fêmeas jovens das raças Holandês e Jersey e, a partir destas doadoras de alto valor genético, produzir os touros e futuras doadoras para o programa. A Semex adquiriu um grupo elite de fêmeas e desde então, trabalha com um rigoroso controle nos acasalamentos genômicos, acelerando de forma impactante o progresso genético.

Hoje o Programa Progenesis Leite tem cerca de 240 doadoras de altíssimo valor genético. Estas fêmeas são aspiradas com cerca de 7 a 9 meses e os embriões são produzidos com touros jovens do mais alto valor genético. Os embriões são genotipados pelo nosso próprio laboratório Bovitec e, apenas os de melhor índice genético são implantados. Essa estratégia resultou em um crescimento significativo e demonstrou a eficácia da abordagem genética da Semex.

Progenesis Angus: Semex inova no corte

Com a inclusão da genômica na Associação Americana de Angus em 2017 (atualmente são 1,6 milhões de dados genômicos), foi iniciado o Projeto Progenesis Angus em 2018 que representou um passo audacioso para a Semex. Para estabelecer critérios rígidos de seleção e controle das fêmeas em uma base sólida, foram selecionadas e adquiridas sete doadoras jovens genotipadas.

Intensas buscas foram realizadas por fêmeas “outliers”, ou seja, fêmeas que possuem todas as características (desempenho, eficiência alimentar, carcaça, marmoreio, área de olho de lombo e acabamento) em um único animal. Essas fêmeas foram levadas para a Califórnia, onde a Semex contou com a parceria da Fazenda Vierra Jersey para a implementação do programa. A fazenda conta com 7 mil vacas em lactação, com controle rígido da sanidade, e com laboratório Bovitec dentro da propriedade tem realizado as transferências de embriões.

A estratégia da Semex também envolveu a seleção de touros Angus “outliers” para os acasalamentos (cerca de 25 touros foram utilizados para maior variabilidade genética), com um foco específico em todas as características desejáveis com altíssimo valor genético em um só animal: desempenho, eficiência alimentar, carcaça, marmoreio, AOL e gordura positiva, dentre outros. Destaque absoluto para as doadoras 1A WELYTOCK HEIRESS 9010 (Reg. 19393350) e para McGINN PEERLES RITA 0302 (Reg. 19814161).

“Atualmente, temos doadoras filhas das primeiras vacas acima de 200 lbs de peso ano, com alto marmoreio e AOL, e tamanho moderado. A primeira geração desses animais nasceu em 2022, demonstrando um salto genético significativo em diversas características em comparação com a média da raça Angus nos Estados Unidos. Essa conquista é especialmente notável quando comparamos a média das fêmeas e machos nascidos com a média da população e com a média dos próprios touros de central globalmente falando,” comenta Antonio Carlos Sciamarelli, gerente de Corte Taurino da Semex Brasil.
Hoje, a Semex tem 80 doadoras e 110 touros nascidos, alguns deles já produzindo. Em um ano, foi incrementado em 25% em peso de carcaça, 56% de marmoreio e 25% de área de olho de lombo, juntamente com acabamento positivo, tornando esta genética única no mercado. “Já estamos em produção da segunda geração com a utilização das fêmeas e machos jovens entre eles,” enfatiza Antonio.

Características únicas dos touros Progenesis Angus

Antonio ainda ressalta o que torna os touros do Projeto Progenesis Angus tão excepcionais são suas combinações de características de alto desempenho. “Eles são consistentemente classificados no top 1% em várias características-chave, o que os torna altamente desejáveis para criadores e produtores. Além disso, a Semex está enfocando a baixa ingestão de matéria seca, uma característica rara na raça Angus, mas essencial para a eficiência alimentar e sustentabilidade,” comenta.

O futuro da pecuária Angus

O Projeto Progenesis Angus está alinhado com a visão de um futuro mais sustentável para a pecuária Angus. A Semex tem planos de lançar o Progenesis Angus em 2024 (já com alguns touros disponíveis para a Estação de Monta 2023, como Vierra SMX Revenant, Vierra SMX Unique e Vierra SMX Transcend, touro este top 4% para peso de carcaça e 2,13 para marmoreio), com a expectativa de estender a genética para redução de metano e focar na saúde do gado. Isso significa que, entre 2026 e 2027, a indústria Angus já poderá se beneficiar de animais com baixa ingestão de matéria seca e menor produção de metano.

Avanços em Saúde Animal

Além da genética de desempenho, a Semex está investindo em pesquisas de saúde animal. O projeto Immunity+®, desenvolvido em colaboração com a Universidade de Guelph, visa melhorar a resistência dos animais a doenças respiratórias no confinamento. Essa pesquisa tem potencial para reduzir significativamente as perdas associadas a doenças respiratórias, um problema de bilhões de dólares nos Estados Unidos e no Canadá.

Projeto Progenesis Angus

O Projeto Progenesis Angus da Semex representa um marco na pecuária Angus, oferecendo uma genética de alto desempenho que atende as diversas características-chave. Além disso, o compromisso com a sustentabilidade, saúde animal e redução de metano destaca a visão inovadora da empresa. “Com a introdução desses touros de elite, a indústria Angus está no caminho certo para um futuro mais promissor em termos de qualidade, eficiência e responsabilidade ambiental. A expectativa é que essa genética revolucione a criação de gado Angus em todo o mundo, beneficiando produtores e consumidores,” finaliza Antonio.

Fonte: SEMEX (08/11/23)

Maisnotícias

  • Charolês divulga os vencedores da 7ª PAC e PEA na EMBRAPA

    Informação | 26 de Maio de 2024
    Foto: Divulgação/Assessoria
    A 7ª Prova de Avaliação a Campo da raça Charolesa teve quatro animais classificados como elite (índice final maior que a média + 1 ponto de desvio padrão) e dez exemplares classificados como superiores índice entre a média e um 1 ponto de desvio padrão). Confira aqui, os primeiros colocados desta edição que r...
  • Associação Brasileira de Angus participa da SIAL China 2024

    Informação | 26 de Maio de 2024
    Foto: Divulgação/Assessoria
    A Associação Brasileira de Angus estará presente na SIAL China 2024, feira que há mais de 20 anos reúne os principais players da indústria alimentícia global, que acontece de 28 a 30 de maio. Este ano estão previstos mais de 200 mil m² de exposição, abrigando 5 mil expositores de todo o mundo e atraindo 180 mi...
  • Leilão Brangus arrecada R$ 691,4 mil para o RS

    Genética | 24 de Maio de 2024
    Foto: Jandora Alvim
    Foi com vendas ágeis turbinadas pela solidariedade que o Leilão SOS Rio Grande Brangus arrecadou R$ 691,4 mil para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. O montante resultou da venda integral de 89 pacotes de sêmen e 46 de embriões doados pelas mais tradicionais cabanhas de Brangus do Brasil e do exterior, a...
  • Pesquisa semanal: preços do gado gordo e gado de reposição no RS (22/05/2024)

    Informação | 23 de Maio de 2024
    Foto: Divulgação/Assessoria
    O preço pago pelo gado gordo apresentou estabilidade em todas as modalidades. As fortes chuvas que ocorreram no estado prejudicaram as pastagens de inverno e esse pode ser um dos motivos para a estabilização dos valores. Porém, com mudança no clima, a tendência é de alta nas próximas semanas.

    Quanto ao gado de rep...
  • Marfrig e Minerva confirmam que transação de ativos no Uruguai foi negada

    Informação | 23 de Maio de 2024
    Foto: CarneTec
    A Marfrig e a Minerva confirmaram no fim da tarde desta terça-feira (21) que o órgão regulador da concorrência no Uruguai negou autorização para a venda das unidades de abate de bovinos da Marfrig no país para a Minerva, segundo comunicados divulgados pelas empresas.
    A aprovação da Comissão de Promoção e Def...

Nossosparceiros

Nossosclientes

Redes sociais