Cadastre-se no site

Cadastre-se e fique informado em primeira mão sobre os principais acontecimentos da Assessoria Agropecuária
Porto Alegre, 22/02/2024

Redes sociais

Agendade eventos

Últimasnotícias

Mercado de sêmen tem nova opção de genética Ultrablack gaúcha

Informação | 22 de Novembro de 2023

Clint - Rincon TE1219 Sumaj del Sarandy

Foto: Everton Souza Marita

A genética Ultrablack da Rincon del Sarandy, de Uruguaiana (RS), é uma nova opção para criadores do Sul do país que buscam unir um excelente fenótipo e dados de avaliação genética superiores para uso em programas de inseminação. O touro Clint - Rincon TE1219 Sumaj del Sarandy -, que teve cota de 50% arrematada pela Agrottoni, de Santo Antônio das Missões (RS), no Leilão Rincon Code 2023, está em coleta na Crio Central Genética Bovina para a Solução Genética. O reprodutor é Top 1% para Índice Desmama, Top 2% para Índice Final e Top 7% para Índice Bioeconômico de Carcaça no Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (Promebo).

Segundo o criador Ignacio Tellechea, que administra a Rincon ao lado da mãe Claudia Indarte Silva e do irmão Martin, a genética Ultrablack é uma alternativa para pecuaristas que desejam animais resistentes a diferentes climas e ambientes e, ao mesmo tempo, almejam produzir carcaças de qualidade. “O Clint expressa o que há de melhor na raça. Além de ter índices destacados e um excelente pedigree, ele é homozigoto preto e homozigoto mocho. É perfeito para quem quer avançar gerações na raça Ultrablack”, afirma. O exemplar integrou a Dupla Grande Campeã de Machos Ultrablack da ExpoUruguaiana 2023.

Diretor da CRIO e da Assessoria Agropecuária FFVelloso & Dimas Rocha, Fernando Velloso, destaca que o touro combina a genética de Sumaj (Brangus) e Zorzal (Angus) e possui Diferenças Esperadas na Progênie (DEPs) de alto desempenho para crescimento no Promebo. “O ditado ‘Beleza não põe mesa’ também vale na pecuária, pois os resultados se dão por produtividade e eficiência, mas também por fenótipo. E o Clint é um touro bonito, agradando aqueles que buscam reprodutores com expressão, bom biotipo, caráter racial e masculinidade”, acrescenta. O exemplar é indicado para uso em rebanhos Ultrablack puros ou em rebanhos comerciais que possuem matrizes desuniformes ou muito azebuadas.

Veja mais dados, genealogia e imagens aqui. 

Fonte: Rincon del Sarandy (22/11/23)

Maisnotícias

  • Genes que os bovinos usam para sentir seu ambiente e ferramenta de previsão de queda de pelo

    Informação | 15 de Fevereiro de 2024
    Foto: Divulgação/Assessoria
    A ferramenta faz parte de um estudo publicado na revista Oxford University Press e pode ser usada para ajudar os criadores de gado a melhorar a saúde, o bem-estar e a produtividade dos seus rebanhos.

    Um estudo inovador recém-publicado pelo pesquisador do CAFNR, Jared Decker, usa a genômica para ajudar os criadores de...
  • Pesquisa semanal: preços do gado gordo e gado de reposição no RS (14/02/2024)

    Informação, Mercado | 15 de Fevereiro de 2024
    Foto: Divulgação: NESPRO
    Nesta semana, os preços pagos pelo gado gordo continuaram estáveis, com exceção da vaca gorda a peso vivo, que segue sendo a categoria mais procurada pelos frigoríficos.

    Os preços pagos pelo gado gordo contrariaram a expectativa de alta decorrente do maior consumo de carne no feriado de carnaval, mantendo-se estáve...
  • VPJ Alimentos celebra 20 anos de excelência no mercado de carne

    Carne | 15 de Fevereiro de 2024
    Foto: VPJ Pecuária
    Ápice de um ousado projeto de pecuária verticalizada que ainda hoje é referência nacional, a empresa já conta com mais de 800 produtos e doze marcas diferentes; entender as demandas de consumidores exigentes foi essencial à expansão do negócio   A jornada da VPJ Alimentos, que celebra duas décadas de sucesso,...
  • Carne bovina: Volume exportado chega em 50,2 mil toneladas até a segunda semana de fevereiro/24

    Carne | 15 de Fevereiro de 2024
    O volume exportado de carne bovina fresca, refrigerada ou congelada alcançou 50,2 mil toneladas até a segunda semana de fevereiro/24, conforme divulgou a Secretaria de Comércio Exterior (Secex). No ano anterior, o volume embarcado da proteína animal ficou em 126,3 mil toneladas em 18 dias úteis.

    A média diária fi...
  • Gado Vivo: Gladenur exportará 120 mil terneiros para a Turquia em 2024

    Informação | 14 de Fevereiro de 2024
    Foto: Tardaguila Agromercados
    La empresa Gladenur, que trabaja en la exportación de vacunos en pie desde Brasil y Uruguay para Turquía, ganó una licitación del gobierno turco para el embarque de 120 mil cabezas este año, informó a Faxcarne una fuente del sector que estuvo en contacto con operadores en Turquía.
    El precio es de US$/t 3.600 pues...

Nossosparceiros

Nossosclientes

Redes sociais