Cadastre-se no site

Cadastre-se e fique informado em primeira mão sobre os principais acontecimentos da Assessoria Agropecuária
Porto Alegre, 22/02/2024

Redes sociais

Agendade eventos

Últimasnotícias

PampaPlus: Avanços genéticos serão debatidos em curso em Bagé

Informação | 26 de Novembro de 2023

Evento da ABHB e Embrapa Pecuária Sul terá discussões sobre como as tecnologias contribuem para aumentar a rentabilidade do produtor

No próximo dia 30 de novembro, a partir das 8h30min, a Embrapa Pecuária Sul, em Bagé (RS), receberá a 11ª edição do Curso de Melhoramento Genético PampaPlus. Promovido pela Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) e Embrapa Pecuária Sul, o evento reunirá importantes palestrantes do setor para debater os avanços genéticos.

Conforme a superintendente do Registro Genealógico e coordenadora do programa pela ABHB, Natacha Lüttjohann, além do debate sobre os avanços genéticos, também serão discutidas como as novas tecnologias de melhoramento contribuem para o aumento da rentabilidade do produtor, como aplicações de DEPs na prática, impactos da genômica na pecuária, ferramentas do PampaPlus, entre outros. "Será um momento que buscará levar mais conhecimentos aos usuários do programa e também para técnicos e estudantes que se interessam pelo melhoramento genético bovino", ressalta.

O pesquisador da área de genética animal e chefe-geral da Embrapa Pecuária Sul, Fernando Cardoso, destaca a importância do programa para aumentar a produtividade e a sustentabilidade da atividade. Segundo ele, o PampaPlus auxilia o produtor a aproveitar da melhor forma possível os recursos existentes em uma propriedade, resultando em ganhos de produtividade e de qualidade da carne. "Por meio do melhoramento animal podemos, por exemplo, incrementar várias características de interesse econômico no rebanho, possibilitando ao criador aumentar sua produtividade com os mesmos recursos que dispõe, ou seja, se tornar mais eficiente". E, de acordo com Cardoso, a evolução do programa ao longo do tempo, com a incorporação de novas ferramentas, como a genômica, também contribui significativamente para a sustentabilidade da pecuária, possibilitando a seleção de animais mais eficientes.

Na programação, ocorrerão palestras pela manhã como "A aplicação prática e resultados obtidos com o uso das DEPs em rebanhos comerciais", com Márcio Ribeiro Silva, o "Avanço genético com a utilização das biotecnologias reprodutivas", a cargo de Eriklis Nogueira, além do exemplo do uso do PampaPlus na Estância Tamanca, de Santa Vitória do Palmar (RS), com o criador Ricardo Sperotto Terra.

Na parte da tarde, acontece o lançamento da ferramenta de acasalamento e premiação Destaque Criador PampaPlus Hereford e Braford 15 anos. Na sequência será realizada a palestra sobre o "Impacto da genômica na pecuária tropical: experiências, lições e perspectivas", com Fernando Sebastian Baldi Rey. Finalizando, Fernando Cardoso e Marcos Yokoo apresentam o painel "Ferramentas PampaPlus".

As inscrições para o evento podem ser realizadas através do formulário
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfTFEVKENozR39ymxxYK9-zZctalIuxWnQgWR1SicZzLj_DUg/viewform

Fonte: ABHB (23/11/23)

Maisnotícias

  • Genes que os bovinos usam para sentir seu ambiente e ferramenta de previsão de queda de pelo

    Informação | 15 de Fevereiro de 2024
    Foto: Divulgação/Assessoria
    A ferramenta faz parte de um estudo publicado na revista Oxford University Press e pode ser usada para ajudar os criadores de gado a melhorar a saúde, o bem-estar e a produtividade dos seus rebanhos.

    Um estudo inovador recém-publicado pelo pesquisador do CAFNR, Jared Decker, usa a genômica para ajudar os criadores de...
  • Pesquisa semanal: preços do gado gordo e gado de reposição no RS (14/02/2024)

    Informação, Mercado | 15 de Fevereiro de 2024
    Foto: Divulgação: NESPRO
    Nesta semana, os preços pagos pelo gado gordo continuaram estáveis, com exceção da vaca gorda a peso vivo, que segue sendo a categoria mais procurada pelos frigoríficos.

    Os preços pagos pelo gado gordo contrariaram a expectativa de alta decorrente do maior consumo de carne no feriado de carnaval, mantendo-se estáve...
  • VPJ Alimentos celebra 20 anos de excelência no mercado de carne

    Carne | 15 de Fevereiro de 2024
    Foto: VPJ Pecuária
    Ápice de um ousado projeto de pecuária verticalizada que ainda hoje é referência nacional, a empresa já conta com mais de 800 produtos e doze marcas diferentes; entender as demandas de consumidores exigentes foi essencial à expansão do negócio   A jornada da VPJ Alimentos, que celebra duas décadas de sucesso,...
  • Carne bovina: Volume exportado chega em 50,2 mil toneladas até a segunda semana de fevereiro/24

    Carne | 15 de Fevereiro de 2024
    O volume exportado de carne bovina fresca, refrigerada ou congelada alcançou 50,2 mil toneladas até a segunda semana de fevereiro/24, conforme divulgou a Secretaria de Comércio Exterior (Secex). No ano anterior, o volume embarcado da proteína animal ficou em 126,3 mil toneladas em 18 dias úteis.

    A média diária fi...
  • Gado Vivo: Gladenur exportará 120 mil terneiros para a Turquia em 2024

    Informação | 14 de Fevereiro de 2024
    Foto: Tardaguila Agromercados
    La empresa Gladenur, que trabaja en la exportación de vacunos en pie desde Brasil y Uruguay para Turquía, ganó una licitación del gobierno turco para el embarque de 120 mil cabezas este año, informó a Faxcarne una fuente del sector que estuvo en contacto con operadores en Turquía.
    El precio es de US$/t 3.600 pues...

Nossosparceiros

Nossosclientes

Redes sociais