Cadastre-se no site

Cadastre-se e fique informado em primeira mão sobre os principais acontecimentos da Assessoria Agropecuária
Porto Alegre, 22/02/2024

Redes sociais

Agendade eventos

Últimasnotícias

Brasil pode ampliar exportações de carne bovina para o Canadá

Carne | 09 de Fevereiro de 2024

Brasil pode ampliar exportações de carne bovina para o Canadá

Foto: Imagens da Internet

Seis novos estados brasileiros poderão exportar carne bovina maturada, desossada e sem linfonodos para o Canadá, permitindo ampliar os embarques totais desta proteína para o país norte-americano, disse o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) na segunda-feira (5).

O Canadá aprovou a importação de carne bovina de regiões recentemente reconhecidas pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) como zonas livres de febre aftosa sem necessidade de vacinação.

Assim, os estados do Acre, Paraná, Rio Grande do Sul e Rondônia, além de 14 municípios do Amazonas e cinco de Mato Grosso estão agora autorizados a exportar carne bovina para o Canadá.

Santa Catarina, que já estava habilitada para exportação, continua a ser uma região elegível, assim como os estados que mantêm a vacinação contra a febre aftosa, segundo nota divulgada pelo Mapa.

Os certificados de exportação deverão ser atualizados para assegurar a conformidade com os requisitos estabelecidos.

“A decisão da CFIA [Agência de Inspeção de Alimentos do Canadá] representa um marco importante para o setor agropecuário brasileiro e reforça a importância do comprometimento contínuo dos nossos pecuaristas com os padrões sanitários”, disse o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Roberto Perosa.

“A qualidade reconhecida da carne bovina brasileira, aliada ao cumprimento das exigências internacionais de saúde animal, consolida ainda mais a posição do Brasil como um player de destaque no mercado global de exportação de carne.”

O Brasil exportou cerca de 8,2 mil toneladas de carne bovina para o Canadá em 2023, uma alta de 18% ante 2022, segundo dados divulgados pelo Mapa.

Fonte: CarneTec

Maisnotícias

  • Genes que os bovinos usam para sentir seu ambiente e ferramenta de previsão de queda de pelo

    Informação | 15 de Fevereiro de 2024
    Foto: Divulgação/Assessoria
    A ferramenta faz parte de um estudo publicado na revista Oxford University Press e pode ser usada para ajudar os criadores de gado a melhorar a saúde, o bem-estar e a produtividade dos seus rebanhos.

    Um estudo inovador recém-publicado pelo pesquisador do CAFNR, Jared Decker, usa a genômica para ajudar os criadores de...
  • Pesquisa semanal: preços do gado gordo e gado de reposição no RS (14/02/2024)

    Informação, Mercado | 15 de Fevereiro de 2024
    Foto: Divulgação: NESPRO
    Nesta semana, os preços pagos pelo gado gordo continuaram estáveis, com exceção da vaca gorda a peso vivo, que segue sendo a categoria mais procurada pelos frigoríficos.

    Os preços pagos pelo gado gordo contrariaram a expectativa de alta decorrente do maior consumo de carne no feriado de carnaval, mantendo-se estáve...
  • VPJ Alimentos celebra 20 anos de excelência no mercado de carne

    Carne | 15 de Fevereiro de 2024
    Foto: VPJ Pecuária
    Ápice de um ousado projeto de pecuária verticalizada que ainda hoje é referência nacional, a empresa já conta com mais de 800 produtos e doze marcas diferentes; entender as demandas de consumidores exigentes foi essencial à expansão do negócio   A jornada da VPJ Alimentos, que celebra duas décadas de sucesso,...
  • Carne bovina: Volume exportado chega em 50,2 mil toneladas até a segunda semana de fevereiro/24

    Carne | 15 de Fevereiro de 2024
    O volume exportado de carne bovina fresca, refrigerada ou congelada alcançou 50,2 mil toneladas até a segunda semana de fevereiro/24, conforme divulgou a Secretaria de Comércio Exterior (Secex). No ano anterior, o volume embarcado da proteína animal ficou em 126,3 mil toneladas em 18 dias úteis.

    A média diária fi...
  • Gado Vivo: Gladenur exportará 120 mil terneiros para a Turquia em 2024

    Informação | 14 de Fevereiro de 2024
    Foto: Tardaguila Agromercados
    La empresa Gladenur, que trabaja en la exportación de vacunos en pie desde Brasil y Uruguay para Turquía, ganó una licitación del gobierno turco para el embarque de 120 mil cabezas este año, informó a Faxcarne una fuente del sector que estuvo en contacto con operadores en Turquía.
    El precio es de US$/t 3.600 pues...

Nossosparceiros

Nossosclientes

Redes sociais