Dez anos campeã das provas de carcaça Angus, a Agropecuária Maragogipe, de Itaquiraí (MS), estreou com destaque nos concursos de carcaça da raça Nelore. A propriedade de Wilson Brochmann e família ficou na segunda colocação nos machos do tradicional concurso do JBS de Naviraí (MS), realizado no dia 15 de julho. O destaque veio com lote de 108 machos Nelore inteiros, com média de 22 meses os animais obtiveram nota de 9,9 para idade, sendo 99% dente de leite. A média de peso vivo obtida foi de 592,48 quilos, o que resultou em carcaças de 338,57 quilos, com média de 22,57@ e nota de 9,9. Já para acabamento, 77% dos animais obtiveram acabamento mediano. “A Maragogipe trabalha com seleção focada na qualidade das fêmeas Nelore. É a qualidade dos ventres Deltagen que nos permite a padronização tanto na Angus quanto nos produtos Nelore”, salientou Brochmann.
O diretor de Operações da Maragogipe, Lucas Marques, acompanhou o abate ao lado do gerente Leandro Vieira Menezes. O resultado, frisou Marques, é reflexo de mix de fatores que, além da genética, ainda inclui técnicas de manejo, sanidade de rebanho, nutrição e um time de colaboradores que atuam diariamente pela excelência na produção. “É um somatório de base genética das matrizes Deltagen e performance excelente desses machos que participaram do processo de seleção da Maragogipe. Um trabalho que inclui manejo sanitário e reforço nutricional”.A primeira colocação de machos ficou com a Fazenda Segredo, de Bataguassu (MS), e a terceira com a Fazenda Dois Irmãos, também de Bataguassu. Nas fêmeas, o primeiro lugar ficou com o lote de animais de Leandro Menezes Vieira, de Itaquiraí. Em segundo lugar sagrou-se a Fazenda Santa Marina, também de Itaquiraí.Segundo Brochmann, a Maragogipe deve marcar presença em outras disputas ao longo do ano conforme a disponibilidade de gado. O próximo embate, garante o decacampeão Brochmann, é o concurso de carcaça Angus do Frigorífico Marfrig de Bataguassu e a nova prova Nelore no JBS de Naviraí em novembro.
O concurso de carcaça da raça Nelore é resultado da avaliação de animais por meio de média ponderada. Para o somatório, considera-se idade de abate, peso e acabamento de carcaça. As avaliações são feitas com base no romaneio das cargas e análise técnica.
Fonte: Associação Brasileira de Angus