A Associação Brasileira de Brangus (ABB) divulgará, no dia 10 de dezembro, os resultados da Prova Top Brangus UFRGS 2024. O teste, realizado em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), conta, neste ano, com a participação de 40 animais, de 12 propriedades, além de cinco reprodutores da Estação Experimental da universidade. A quantidade de exemplares é 87,5% superior a 2023, quando 24 animais foram avaliados. O anúncio será realizado a partir das 8h30min na Estação Experimental Agronômica da universidade em Eldorado do Sul (RS). O evento será aberto ao público.
Segundo o presidente da ABB, Cacaio Osório, a adesão crescente de propriedades à prova mostra que os criadores estão cada vez mais focados na seleção de seus exemplares, buscando uma pecuária lucrativa, eficiente e, ao mesmo tempo, sustentável. “Este é um teste que não abrimos mão de incluir em nossas atividades anuais. Neste ano, inclusive, realizamos, de forma pioneira, uma prova exclusivamente com fêmeas, pois acreditamos que a eficiência alimentar é uma tendência”, afirma o dirigente, reforçando que a associação prepara um grande evento de divulgação, inclusive com visita técnica à CRIO Central Genética Bovina.
A prova analisa o Ganho Médio Diário Residual (GDAR), Eficiência Alimentar Residual (CAR), Área de Olho de Lombo por Ultrassom (AOLUS), Espessura de Gordura Subcutânea por Ultrassom (EGSUS), Percentagem de Gordura Intramuscular por Ultrassom (GIMUS) e Perímetro Escrotal (PE). “Selecionar animais mais eficientes na conversão alimentar significa custos reduzidos de alimentação ao longo de suas vidas. Isso pode representar uma economia substancial para os criadores, já que o custo da alimentação geralmente é um dos maiores gastos na pecuária”, aponta a coordenadora de projetos técnicos da entidade, Ândrea Plotzki Reis.
Confira a programação:
Manhã - UFRGS
8h30min - Abertura
8h45min - Apresentação da prova - professor Jaime Tarouco
9h40min - Importância, aplicabilidade e retorno do uso de núcleos na nutrição de provas de eficiência - Leandro Viera (Brasão do Pampa)
9h50min - Importância e uso da informação genômica nas provas de eficiência alimentar - Rodrigo Dias (ST Genetics)
10h - Apresentação dos animais
12h - Almoço e deslocamento para Crio
Tarde - CRIO
14h – Dia de campo Brangus com vitrine de touros Brangus (CRIO Central Genética Bovina)
16h30min – Encerramento
Fonte: ABB (26/11/24)