Foto: Alexandre Bazzo
Foram definidos os vencedores do Prêmio Mérito Genético Luiz Alberto Fries 2024, promovido pela Associação Brasileira de Angus e Ultrablack, Progen e ANC/PROMEBO. O reconhecimento destaca os criadores mais engajados na aplicação das ferramentas de melhoramento genético, promovendo a evolução constante de seus rebanhos.
Além dos critérios tradicionais para escolha dos vencedores, são considerados indicadores de animais com selos de seleção para qualidade de carne, performance e adaptação, bem como a utilização de ultrassom de carcaça e avaliações genômicas. “O Mérito Genético é um reconhecimento aos produtores que buscam constantemente o melhoramento genético dos seus rebanhos, contribuindo para aumentar os dados de seleção da raça e o progresso genético da nossa pecuária de corte”, destaca o gerente de fomento da Associação Brasileira de Angus e Ultrablack, Mateus Pivato.
Destaque para o rebanho Rio da Paz, do pecuarista Antônio Zancanaro, de Cascavel (PR), que foi, pelo quinto ano consecutivo, o primeiro colocado no Prêmio Mérito Genético. “Não existe outra forma de evolução do rebanho sem melhoramento genético. Por isso, estamos muito focados na seleção com base em avaliação. É uma satisfação receber esse reconhecimento, porque consagra o trabalho de toda nossa equipe e nos desafia a melhorar ainda mais”, disse Renato Zancanaro, filho de Antônio Zancanaro, da Fazenda Angus Rio da Paz.
Confira os agraciados de 2024:
1° Lugar: Antônio Zancanaro – Angus Rio da Paz (Cascavel/PR)
2° Lugar: Valdomiro Poliselli Júnior – VPJ (Mococa/SP)
3° Lugar: Fernando Cardoso Gonçalves – Fazenda Santa Cecília (Santiago/RS)
4° Lugar: Fábio Langlois Ruivo – Cabanha Recalada (Capão do Leão/RS)
5° Lugar: Ulisses Rodrigues Amaral – Cabanha Santa Joana (Santa Vitória do Palmar/RS)
Fonte: Associação Brasileira de Angus