Cadastre-se no site

Cadastre-se e fique informado em primeira mão sobre os principais acontecimentos da Assessoria Agropecuária
Porto Alegre, 10/07/2025

Redes sociais

Agendade eventos

Últimasnotícias

Campeão Ultraman e nutricionista de superatletas vêm a São Paulo discutir benefícios da dieta carnívora

Carne | 28 de Março de 2025

Campeão Ultraman e nutricionista de superatletas vêm a São Paulo discutir benefícios da dieta carnívora

Foto: Pec Press

A convite da VPJ Alimentos, Alessandro Medeiros, vencedor de categoria no Ultraman World Championships de 2024, e Letícia Moreira, especialista em nutrição de atletas de alta performance, contaram detalhes da preparação à prova de três dias, disputada em jejum, e os benefícios do consumo de carne bovina.

No dia 20 de março, a VPJ Alimentos promoveu um almoço especial reunindo Alessandro Medeiros, campeão mundial do Ultraman World Championships em sua categoria, e a nutricionista Letícia Moreira, especialista em nutrição de atletas de alta performance. O encontro realizado no restaurante Meet & Eat, na capital paulista, foi o palco perfeito para discutir os benefícios do consumo de carne bovina na saúde humana e no desempenho esportivo.

Alessandro Medeiros segue uma dieta exclusivamente carnívora há seis anos e se tornou referência no Ultraman, onde conquistou o título em uma das provas mais exigentes do planeta, que inclui 10 km de natação, 421 km de ciclismo e 84,4 km de maratona, tudo isso em apenas três dias de competição. O ultra-atleta completou o percurso em jejum total, consumindo apenas água e sais minerais.

"Foi um grande desafio e uma quebra de paradigmas. Se eu consegui atravessar a prova nessas condições, imagine o impacto positivo da dieta carnívora a quem busca melhorar a saúde e o bem-estar no dia a dia", disse Medeiros. Segundo ele, a estratégia nutricional incluiu uma refeição diária, composta por carne bovina e manteiga, nos três meses antes da prova, aumentando para três vezes ao dia na semana que a antecedeu.

Único competidor adepto da dieta carnívora, até 2016, Medeiros seguia a dieta ainda hoje preconizada pela comunidade médica, com cincos refeições diárias, ricas em carboidratos naturais. “Eu me via um atleta doente, pois, mesmo após o intenso treinamento, não alcançava o físico desejado. Foi então que conheci a Letícia Moreira e comecei a entender os reais efeitos da dieta carnívora. Hoje, aos 54 anos, minha idade biológica é comparável à de um homem de 30 anos", destaca.

A nutricionista Letícia Moreira ressalta que a carne sempre teve papel essencial na evolução humana e continua sendo fundamental para a saúde. "Nossos ancestrais baseavam sua alimentação em carne e gordura. A partir da revolução industrial, os alimentos processados e os carboidratos passaram a dominar a dieta, levando ao aumento de doenças como obesidade e diabetes", explica.

Para quem deseja adotar a nutrição baseada apenas em carne, Letícia orienta que a transição seja gradual, e com acompanhamento. “Uma pessoa normal não pode passar a comer da mesma forma que o Alessandro”, adverte. No caso do ultra-atleta, antes de se tornar carnívoro, ele passou pelas dietas Low Carb (baixo carboidrato) e cetogênica (carboidrato mínimo). Isso porque o corpo precisa reaprender a usar a gordura como fonte principal de energia.

Aliás, acredita-se que a gordura desempenha um papel mais importante que a própria proteína no organismo humano. "Nosso cérebro evoluiu graças ao consumo de gordura. Ao adotar uma dieta mais próxima da nossa origem biológica, observamos melhor saúde e maior clareza mental. Já vi casos de reversão do diabetes tipo 2 e alguns estudos indicam, inclusive, que dietas cetogênicas e carnívoras podem retardar a progressão do Alzheimer", afirma Letícia, que junto de Alessandro são os fundadores da Carnivore Performance e da Beef Performance, entidades voltadas a divulgar os benefícios da dieta carnívora.

Carne precisa ter qualidade

A qualidade da carne consumida também influencia diretamente nos benefícios gerados ao corpo. No almoço no Meet & Eat, por exemplo, foram servidos os cortes suprassumos da VPJ Alimentos: a linha Black Angus VPJ, com Bife de Chorizo, Prime Rib, Denver Steak e Flat Iron. Em comum, todos são produzidos a partir de fêmeas cruza Angus altamente selecionadas e ricos em marmoreio e sabor.

“Eu digo que essa carne com marmoreio poderia ser vendida em farmácia”, brinca Letícia, tamanho seus benefícios para a saúde. E produzir cortes diferenciados e mais nutritivos tem sido o foco da VPJ Alimentos nos últimos 21 anos. “Em um estudo realizado recentemente, identificamos que as carnes da marca possuem menor teor de gorduras saturadas e maior presença de CLA [ácido linoleico conjugado], essencial para o ganho de massa magra", destaca a médica-veterinária e doutora em Ciência Animal, Lenise Mueller, gerente de Originação e Marketing Técnico da VPJ Alimentos.

Além disso, a carne VPJ tem grande concentração de ômega 9 – o mesmo presente no azeite de oliva e no abacate – e um equilíbrio ideal entre os ômegas 6 e 3. "Enquanto a dieta norte-americana apresenta, em geral, um desequilíbrio de 20:1 [20 ômegas 6 para um ômega 3], nossa carne atinge uma relação muito mais favorável, de 3:1, o que beneficia a saúde dos consumidores diretamente", compara.

21 anos de história

Fundada em 2004, a VPJ Alimentos expandiu presença em todo País, conquistando os principais endereços da alta gastronomia, do food service e do varejo. Consolidou-se como referência nacional, pautada em um modelo sustentável de pecuária verticalizada, que origina produtos com sabor e maciez capazes de atender às demandas dos mais exigentes paladares. Os produtos da marca são encontrados nos melhores supermercados, clubes de compra, restaurantes e boutiques de carnes superpremium, incluindo uma rede própria de lojas Steak Stores localizadas nas cidades de Campo Grande (MS), Americana (SP), Pirassununga (SP), Ribeirão Preto (SP), Jaguariúna (SP) e nos bairros paulistanos do Morumbi, Alphaville e Granja Vianna.

Fonte: VPJ Alimentos

Maisnotícias

  • Genética Angus Rio da Paz é premiada na FENAGEN 2025

    Genética | 08 de Julho de 2025
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Dois animais filhos de vacas Angus Rio da Paz foram Campeões durante a FENAGEN 2025 em Pelotas, RS

    A fêmea RENASCER 01 NELICA RAINDANCE, que já havia sido Grande Campeã Terneira em 2024, neste ano foi Grande Campeã Fêmea Jovem da Exposição, criação da Fazenda Renascer de Rio Grande, RS. Ela é filha de ALAMAN...
  • ABHB abre inscrições para participação de animais na 48ª Expointer

    Exposição, Genética | 08 de Julho de 2025
    Foto: Spolavori Fotografias
    Entidade orienta criadores sobre modalidades, valores e cronograma de inscrições para o evento

    A Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) está com inscrições abertas para participação de animais na 48ª Expointer, um dos maiores eventos agropecuários do Brasil. Os criadores interessados devem observar ...
  • LOTE 14B - Arza Charlo da Rio da Paz

    Genética, Leilões | 08 de Julho de 2025
    LOTE 14B - Arza Charlo da Rio da Paz
    Pai: COLEMAN CHARLO 0256  Mãe: MAPA CANDELERO DA RIO DA PAZ TE1225 Avô Mat: TRÊS MARIAS 8155 CANDELERO

    Neste lote temos duas irmãs inteiras. Será vendida somente um animal, pois a Rio da Paz irá reservar uma delas para o seu núcleo genético. Iazi e Arza são filhas de MAPA, u...
  • Família Zancanaro: comprometida com a inovação e pecuária de performance

    Genética | 08 de Julho de 2025
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Há mais de 50 anos, a família Zancanaro dedica-se de coração ao Agronegócio, com atividades divididas entre a lavoura e a pecuária. São três gerações (pais, filhos e netos) que trabalham juntas na fazenda Rio da Paz em Cascavel - PR.

    Em 1998, a Rio da Paz iniciou uma jornada que, anos depois, traria reconhecimen...
  • Inspetores técnicos da Associação Brasileira de Angus e Ultrablack realizam reunião anual no RS

    Genética, Informação | 07 de Julho de 2025
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Ao todo, 22 profissionais participaram dos três dias de atividades que foram sucedidas com o início da Fenagen   Três dias de muito conhecimento, atividades práticas e aproximação com o atual cenário das raças foram alguns dos objetivos do Encontro dos Inspetores Técnicos da Associação Brasileira de Angus e...

Nossosparceiros

Nossosclientes

Redes sociais