Cadastre-se no site

Cadastre-se e fique informado em primeira mão sobre os principais acontecimentos da Assessoria Agropecuária
Porto Alegre, 10/07/2025

Redes sociais

Agendade eventos

Últimasnotícias

Sem previsibilidade de preços pagos no leite, produtor acende sinal de alerta

Informação | 09 de Junho de 2025

Leite

Foto: Isabele Kleim

Presidente da Gadolando avalia dificuldades enfrentadas por produtores em cenário de instabilidade

O presidente da Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando), Marcos Tang, fez uma análise do atual cenário enfrentado pelos produtores de leite. Também à frente da Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac), o dirigente destacou como principal preocupação a queda no preço pago ao produtor, apontada na última reunião do Conselho Paritário Produtores/Indústrias de Leite (Conseleite).

Tang classificou o momento como um “sinal de amarelo para o vermelho” para o setor leiteiro. “Estamos em um período em que não conseguimos suportar mais um inverno com preços ruins para o nosso produto. Esperamos uma estabilidade e uma reação nos próximos meses, com remuneração mais justa pelo litro de leite entregue à indústria”, declarou. O presidente da Gadolando alertou ainda para a redução da produção leiteira no Rio Grande do Sul, em comparação com outros estados.

Outro ponto levantado foi o impacto das importações, principalmente de leite em pó, utilizado na fabricação de derivados como chocolates. “Não é apenas a importação direta, mas principalmente o uso de produtos lácteos importados pela indústria. Isso pressiona o mercado interno e contribui para a queda no preço pago ao produtor”, avaliou. Segundo Tang, o mercado gaúcho consome cerca de 40% do leite produzido no estado. “Temos defendido nas reuniões paritárias que a indústria busque novos mercados fora do Rio Grande do Sul, ampliando as possibilidades de escoamento e melhorando as margens para o produtor”, sugeriu.

O dirigente também destacou que os produtores estão esperando uma remuneração melhor nesses meses de inverno para poder honrar compromissos financeiros. “Foram cinco anos de clima adverso, o que afetou diretamente a produção de alimentos para as vacas. Muitos produtores precisaram comprar insumos que antes produziam e, com isso, acabaram contraindo dívidas difíceis de pagar”, relatou.

Por fim, Tang enfatizou a importância da previsibilidade para o setor. “O produtor precisa saber, minimamente, quanto receberá nos próximos meses por litro de leite produzido. Só assim poderá se planejar. Essa gangorra de preços não oferece segurança para investir nem para continuar na atividade”, afirmou. Para ele, o caminho passa por contratos firmados entre produtor e indústria. “Ainda é algo tímido no setor, mas precisamos avançar. É fundamental que produtor e indústria construam juntos uma nova relação baseada na previsibilidade”, concluiu.

Fonte: GADOLANDO

Maisnotícias

  • Genética Angus Rio da Paz é premiada na FENAGEN 2025

    Genética | 08 de Julho de 2025
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Dois animais filhos de vacas Angus Rio da Paz foram Campeões durante a FENAGEN 2025 em Pelotas, RS

    A fêmea RENASCER 01 NELICA RAINDANCE, que já havia sido Grande Campeã Terneira em 2024, neste ano foi Grande Campeã Fêmea Jovem da Exposição, criação da Fazenda Renascer de Rio Grande, RS. Ela é filha de ALAMAN...
  • ABHB abre inscrições para participação de animais na 48ª Expointer

    Exposição, Genética | 08 de Julho de 2025
    Foto: Spolavori Fotografias
    Entidade orienta criadores sobre modalidades, valores e cronograma de inscrições para o evento

    A Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) está com inscrições abertas para participação de animais na 48ª Expointer, um dos maiores eventos agropecuários do Brasil. Os criadores interessados devem observar ...
  • LOTE 14B - Arza Charlo da Rio da Paz

    Genética, Leilões | 08 de Julho de 2025
    LOTE 14B - Arza Charlo da Rio da Paz
    Pai: COLEMAN CHARLO 0256  Mãe: MAPA CANDELERO DA RIO DA PAZ TE1225 Avô Mat: TRÊS MARIAS 8155 CANDELERO

    Neste lote temos duas irmãs inteiras. Será vendida somente um animal, pois a Rio da Paz irá reservar uma delas para o seu núcleo genético. Iazi e Arza são filhas de MAPA, u...
  • Família Zancanaro: comprometida com a inovação e pecuária de performance

    Genética | 08 de Julho de 2025
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Há mais de 50 anos, a família Zancanaro dedica-se de coração ao Agronegócio, com atividades divididas entre a lavoura e a pecuária. São três gerações (pais, filhos e netos) que trabalham juntas na fazenda Rio da Paz em Cascavel - PR.

    Em 1998, a Rio da Paz iniciou uma jornada que, anos depois, traria reconhecimen...
  • Inspetores técnicos da Associação Brasileira de Angus e Ultrablack realizam reunião anual no RS

    Genética, Informação | 07 de Julho de 2025
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Ao todo, 22 profissionais participaram dos três dias de atividades que foram sucedidas com o início da Fenagen   Três dias de muito conhecimento, atividades práticas e aproximação com o atual cenário das raças foram alguns dos objetivos do Encontro dos Inspetores Técnicos da Associação Brasileira de Angus e...

Nossosparceiros

Nossosclientes

Redes sociais