Cadastre-se no site

Cadastre-se e fique informado em primeira mão sobre os principais acontecimentos da Assessoria Agropecuária
Porto Alegre, 10/07/2025

Redes sociais

Agendade eventos

Últimasnotícias

Avaliação genética de búfalos e relação com maior retorno financeiro são debatidos na MegaLeite

Genética | 16 de Junho de 2025

Palestra Avaliação Genética

Foto: Ascribu

Palestras integram programa de comemoração dos 65 da ABCB em Minas Gerais

A bubalinocultura teve um ponto alto na programação da MegaLeite 2025 na quinta-feira, 12 de junho. O evento, iniciado em 10 de junho, segue até sábado, 14 de junho, no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte (MG). As palestras técnicas ocorreram na Sala Belo Horizonte e abordaram, entre outros temas, o impacto financeiro do melhoramento genético porteira adentro. Participaram como palestrantes a zootecnista Gabriela Stefani e o médico veterinário Renato Amaral.

Gabriela apresentou o programa de avaliação genética de búfalos. “Esse programa foi criado para oferecer aos criadores uma ferramenta para identificar o potencial genético dos animais. É um recurso que auxilia os criadores na tomada de decisões sobre quais animais devem continuar no rebanho reproduzindo, e quais animais não têm uma genética favorável e devem ser descartados”, explicou.

Segundo Gabriela, a avaliação genética é feita com base nas informações fornecidas pelo próprio criador. Trata-se de uma análise estatística que considera dados como produção de leite, genética, fatores ambientais, idade do animal, estação do ano e o rebanho ao qual ele pertence. “E com toda essa análise dos fatores que estão influenciando na produção de leite, será possível comparar diretamente animais que estão produzindo entre diferentes rebanhos ou entre diferentes épocas, inclusive de sexos diferentes”, ponderou.

Já o médico veterinário Renato Amaral abordou o impacto financeiro resultante da aplicação do programa de melhoramento genético. “O melhoramento é uma ferramenta que o produtor tem para poder selecionar os seus melhores animais e, com isso, obter um aumento de produção de leite e, logicamente, um melhor retorno financeiro”, definiu.

Segundo Amaral, essa relação se constrói ao ter animais mais produtivos, o que leva ao aumento do volume total de leite. “Por exemplo, se você tem 100 animais e consegue um ganho de um litro por dia em produção, terá 100 litros a mais por dia. Multiplicado por 30, são 3 mil litros por mês, e assim por diante”, calculou.

O palestrante lembrou ainda da importância de uma seleção criteriosa com base nos resultados do programa. “Você vai tirando do seu rebanho os piores animais, com menores avaliações e menos potencial de produção. Com isso, vai aumentando a sua média e o retorno financeiro”, concluiu.

Fonte: ABCB

Maisnotícias

  • Genética Angus Rio da Paz é premiada na FENAGEN 2025

    Genética | 08 de Julho de 2025
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Dois animais filhos de vacas Angus Rio da Paz foram Campeões durante a FENAGEN 2025 em Pelotas, RS

    A fêmea RENASCER 01 NELICA RAINDANCE, que já havia sido Grande Campeã Terneira em 2024, neste ano foi Grande Campeã Fêmea Jovem da Exposição, criação da Fazenda Renascer de Rio Grande, RS. Ela é filha de ALAMAN...
  • ABHB abre inscrições para participação de animais na 48ª Expointer

    Exposição, Genética | 08 de Julho de 2025
    Foto: Spolavori Fotografias
    Entidade orienta criadores sobre modalidades, valores e cronograma de inscrições para o evento

    A Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) está com inscrições abertas para participação de animais na 48ª Expointer, um dos maiores eventos agropecuários do Brasil. Os criadores interessados devem observar ...
  • LOTE 14B - Arza Charlo da Rio da Paz

    Genética, Leilões | 08 de Julho de 2025
    LOTE 14B - Arza Charlo da Rio da Paz
    Pai: COLEMAN CHARLO 0256  Mãe: MAPA CANDELERO DA RIO DA PAZ TE1225 Avô Mat: TRÊS MARIAS 8155 CANDELERO

    Neste lote temos duas irmãs inteiras. Será vendida somente um animal, pois a Rio da Paz irá reservar uma delas para o seu núcleo genético. Iazi e Arza são filhas de MAPA, u...
  • Família Zancanaro: comprometida com a inovação e pecuária de performance

    Genética | 08 de Julho de 2025
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Há mais de 50 anos, a família Zancanaro dedica-se de coração ao Agronegócio, com atividades divididas entre a lavoura e a pecuária. São três gerações (pais, filhos e netos) que trabalham juntas na fazenda Rio da Paz em Cascavel - PR.

    Em 1998, a Rio da Paz iniciou uma jornada que, anos depois, traria reconhecimen...
  • Inspetores técnicos da Associação Brasileira de Angus e Ultrablack realizam reunião anual no RS

    Genética, Informação | 07 de Julho de 2025
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Ao todo, 22 profissionais participaram dos três dias de atividades que foram sucedidas com o início da Fenagen   Três dias de muito conhecimento, atividades práticas e aproximação com o atual cenário das raças foram alguns dos objetivos do Encontro dos Inspetores Técnicos da Associação Brasileira de Angus e...

Nossosparceiros

Nossosclientes

Redes sociais