Por Pedro Brasil, Médico Veterinário, Técnico licenciado ABHB
Conscientes do alto-domínio que devemos ter afim de eliminarmos um terneiro raçudo, pesado, estruturado, de destacada manta de carne, que é comum nos animais de prepúcio 4, concordo que não é fácil, mas temos de estar convictos de que a reprodução é o pilar básico de toda a cadeia produtiva.
Minha vida profissional está baseada nas palavras finais do discurso de meu paraninfo, no ano de 1966 – UFRGS: “Como autênticos veterinários, não titubiareis em eliminar um animal, por maiores que sejam seus galardões fenótipos, se comprovardes ser portador de fatores de infertilidade. Sabeis não ser lícito recuperar certas formas de esterilidade, por maior fama que tal cura vos puder trazer. Como autênticos veterinários, tereis sempre presente o sentido econômico de nossa profissão, voltada para os problemas de produção”.
Espero que agora os senhores entendam os por quês de nossa preocupação. Não basta somente nos preocuparmos com os touros, pois as fêmeas igualmente são responsáveis pela sua herança genética.
Ao lado, gráfico dos graus de prepúcio normativos de nossa ABHB, onde considero, conforme artigo anterior, que para o ‘bem’ do Braford Brasileiro, prepúcio 4, tanto em touros quanto nas fêmeas, deveriam ser eliminados no julgamento de admissão de nossas exposições, mas para isto é preciso coragem e respaldo técnico.
Escores e Descrição:
-
Correto
-
Bom
-
Regular
-
Admissível
-
Inaceitável
Outra vez, repito: “os animais não têm culpa de nossos erros de seleção”... assim o homem já criou os anões, na busca dos precoces, assim também foram selecionadas linhagens de reprodutores ‘paletudos’, com problemas de partos distócicos, tudo por que o olho do selecionador indicava serem mais pesados ou mais carniceiros...
Mas este tema dos prepúcios não é particularmente das raças ditas sintéticas (europeias x zebuínas), mas também é preocupante nas raças puras, pelo que trataremos no próximo artigo.
Parabenizo os grandes campões e reservados de Esteio 2013, galpão e rústicos, pela correção de seus prepúcios, comprovando como deve ser o Braford do Brasil.
Fonte: Informativo Pampa Pampiano (Ed. Dez /2013)