Cadastre-se no site

Cadastre-se e fique informado em primeira mão sobre os principais acontecimentos da Assessoria Agropecuária
Porto Alegre, 07/12/2024

Redes sociais

Agendade eventos

Últimosartigos

PampaPlus: Brasil investe em eficiência alimentar

Informação | 22 de Março de 2016

Roberto Torres e Rodrigo Gomes, da Embrapa Gado de Corte

Foto: Divulgação/Assessoria

Objetivando debater temas atualizados em relação às novas tecnologias disponíveis para o incremento da produtividade das raças bovinas, o 8º Curso Internacional de Melhoramento de Bovinos de Corte – PampaPlus – trouxe à tona na tarde desta quinta-feira, segundo dia de atividades, o tema da eficiência alimentar.

Responsável por deter o maior rebanho comercial do mundo, o Brasil segue exemplos internacionais e começa a desenvolver pesquisas sobre melhoramento genético com foco na redução dos insumos necessários e gerados. Conforme o pesquisador da Embrapa Gado de Corte, Rodrigo da Costa Gomes, as novas tecnologias e pesquisas surgem em um cenário de anseio e pressão por uma indústria mais sustentável de produção de carne.

Países como Austrália e Canadá já desenvolveram programas para identificar animais mais eficientes, que produzam menos poluentes, em busca de marcadores que priorizem eficiência alimentar e qualidade da carne. Se a Austrália, com um rebanho de 27 milhões de bovinos visa reduzir aproximadamente 30% do custo de produção de carne e 10% das emissões de metano, o Brasil com 205 milhões de animais tem um desafio muito maior.

Exemplo local de pesquisa em busca de eficiência alimentar pode ser visualizado nas Provas de Avaliação a Campo de Reprodutores Hereford e Braford (PAC), onde são realizadas pesagens mensais com objetivo de identificar, dentro de um mesmo ambiente de criação, reprodutores HB com maior potencial genético para produzir com rentabilidade, quantidade e qualidade uma carne que atenda às exigências da indústria e do consumidor.

A utilização do sumário de touros no processo de seleção e acasalamento foi pauta para o Dr. Roberto Augusto de Almeida Torres Jr., Engenheiro Agrônomo da Embrapa Gado de Corte/GENEPLUS. Neste quesito, ficou evidente que os avanços na área de Tecnologia da Computação desenham um mundo altamente conectado e, principalmente, repleto de possibilidades em termos de transferência de conhecimento, o que também precisa ser aproveitado dentro deste contexto.

Fonte: ABHB 

Maisartigos

  • O futuro da exportação de gado em pé no Uruuguai

    Informação | 28 de Novembro de 2024
    Foto: Tardaguila Agromercados
    El triunfo de Yamandú Orsi en el ballotage de este domingo y el retorno del Frente Amplio (FA) al gobierno es visto por algunos agentes del mercado ganadero, en lo previo, con cierto grado de “incertidumbre” sobre el futuro de un negocio que ha sido muy relevante para la ganadería uruguaya: la exportación de anima...
  • Tendências em genética e o comércio de touros

    Genética | 15 de Novembro de 2024
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Os avanços e tendências em genética de bovinos nos mostram quanta tecnologia está sendo incorporada num touro. O comércio de reprodutores nos sinaliza um desencontro entre esse produto moderno e de uma grande parcela do que vai cobrir vacas no campo.

    Em recente notícia sobre tendências em genética na Austrália, n...
  • Austrália: 6 principais tendências em genética bovina para 2024

    Informação | 30 de Outubro de 2024
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Três tendências principais surgiram como pontos focais genéticos significativos para a indústria de carne bovina australiana em 2024: sustentabilidade, eficiência de custos e novas tecnologias inovadoras.
    Essas áreas foram amplamente discutidas em eventos nacionais como o Beef 2024 de Rockhampton e dias de campo l...
  • TOP 50 Taurinos 2024

    Genética, Mercado | 23 de Outubro de 2024
    Foto: Portal DBO
    O Especial de Genética e Reprodução traz, pela primeira vez em sua história, o TOP 50 – Maiores Vendedores de Reprodutores Taurinos do Brasil, um levantamento extremamente relevante, iniciado, em 2016, pela Revista AG, que deixou de circular no início deste ano. DBO decidiu dar continuidade ao ranking, em parceria...
  • Taurinos em Centrais: que show da Xuxa é esse?

    Informação | 15 de Outubro de 2024
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Pelo ofício do meu trabalho, passo os dias pensando nos touros de raças europeias ou taurinas como chamamos também. Nestes 25 anos de trabalho com reprodutores e genética, já vi uma dança das cadeiras bem bonita. Teve raça que ficou sem cadeira, teve raça que ocupou várias (suficiente pra uma arquibancada), ...

Nossosparceiros

Nossosclientes

Redes sociais