* Artigo divulgado no Catálogo Focal Point – traduzido e adaptado por Marcelo Selistre, Gerente de Produto Corte Europeu da ABS Pecplan
Entre as 25 maiores fazendas em produção de terneiros, bem como entre os TOP 100 vendedores de touros do país, está a Circle A, que é indiscutivelmente a maior operação pecuária, combinando gado comercial e genética dos EUA. Porém, enquanto estes rankings são determinados por tamanho, na realidade, o que faz a Circle A ser líder de mercado é um conjunto de pessoas inovadoras e programas de seleção do gado, sendo o gado comercial a direção do negócio
OS PRIMEIROS CAPÍTULOS DA HISTÓRIA
A Circle A Ranch foi fundada pelo Dave Gust e sua família em 1990. Um empresário bem sucedido de Chicago. Com a aquisição de uma propriedade no sul da Iberia,
comprou excelentes vacas Angus de vários rebanhos referência da região. O rebanho Angus puro cresceu e a primeira venda de produção da Circle A aconteceu em 1993. O leilão virou um evento anual de sucesso e o rebanho registrado se tornou competitivo nacionalmente. Ao mesmo tempo, o rebanho comercial cresceu para 6.000 cabeças com a compra das fazendas em Stockton, Lineville, Iowa e Huntsville, em Missouri. Desde o início, o rebanho comercial foi desenhado para o mundo.
As vacas são criadas em pastagens a base de Festuca, com uma lotação entre 0,6 a 0,8 ha por cabeça, com uma suplementação de inverno mínima para manter a condição corporal 3 (escala de 1 a 5). Com a escala de 1 peão para cada 500 fêmeas, as vacas devem ser livres de problemas, repetir a cria e desmamar um bom terneiro, sem perdão. Durante o
desenvolvimento da fazenda, Gust fez uma pergunta simples, mas extremamente desafiadora: quais são as características mais importantes para a lucratividade do rebanho comercial da Circle A e seus clientes? Ele não teve uma resposta precisa. Apesar das DEPs serem a melhor ferramenta de seleção disponível, elas não necessariamente traduzem diretamente a lucratividade. A metodologia para o equilíbrio de características e contabilização de custos não existe como objetivo final na indústria da carne.
DA PERCEPÇÃO À REALIDADE
Para responder estas questões e ter uma orientação, foi planejado o uso do rebanho comercial da Circle A como base de de pesquisas na fazenda para medir e identificar as combinações genéticas mais lucrativas. Como resultado, o programa Angus Sire Alliance nasceu em 1996. Originalmente, o programa foi desenhado como uma competição entre criadores de todo o país, que inscreveram seus melhores touros. Touros provados foram usados via IA em vacas comerciais e a progênie foi analisada do nascimento até o abate. “O propósito do Sire Alliance é identificar touros que entregam um benefício ou valor real, em vez de um valor percebido”, diz Mark Akin, Gerente Geral da Circle A. “Nós queremos mudar de percepção para realidade”, completa.
Para garantir um suporte e direcionamento técnico, William Herring, Ph D, da Universidade do Missouri, foi designado para ajudar a desenhar a estrutura do programa e analisar a grande riqueza de dados gerados. Isto não inclui apenas o cálculo das DEPs, mas também o desenvolvimento dos inovadores índices econômicos de seleção. Os resultados do primeiro grupo do Sire Alliance foram liberados em 1998, com os ganhadores determinados pelo Índice de Lucro Total. O índice reflete o valor econômico líquido de cada touro, através da combinação de suas DEPs com valor econômico relativo, onde foram considerados os rendimentos e as despesas dentro do sistema de produção. Apesar desta metodologia não ser nova e ter sido utilizada com sucesso para descrever e direcionar melhoramento genético em outras espécies, este foi o primeiro uso com objetivo principal em pecuária de corte.
Os ganhadores da primeira prova foram JLB Exacto 416 e GDAR SVF Traveler 234D, ambos foram enviados para a ABS com um acordo de marketing exclusivo. “Nós gostamos dos touros e realmente respeitamos o desenvolvimento e objetivos do programa Sire Alliance”, explica Doug Frank, Gerente de Produto Corte da ABS Global dos Estados Unidos, ressaltando: “Eles estão muito alinhados com o nosso foco de multi-características: Genética do Pasto ao Prato”. Centrado na eficiência alimentar, um componente único e chave do programa foi construído em 1998. Foi considerada uma “obrigação” conseguir uma avaliação mais confiável das despesas em dados reais de progênie. Hoje, o centro de eficiência e seus sucessores geraram 18 anos de dados de ingestão individual de progênie para o programa Sire Alliance. Somada ao Índice de Lucro Total, com orientação terminal, a avaliação d Sire Alliance inclui um Índice de Eficiência Alimentar separado e um Índice de Valor Maternal que incorpora as primeiras DEPs da raça Angus em Prenhez de Novilhas e Stayability.
CRIANDO UM FUNDAMENTO COMERCIAL SÓLIDO
O compreensivo programa de teste de progênie da Circle A e a base de dados são vitais para o programa Sire Alliance, mas isto também resultou na mais rica base de dados de gado comercial do mercado. Baseado em 160.000 dados de desmame e 60.000 dados de carcaça, todas as vacas do rebanho têm uma avaliação genética completa. Isto inclui DEPs para 15 características de produção, carcaça e fertilidade bem como os índices maternal e terminal. O gado comercial e os dados gerados pelo programa mostraram o caminho para o crescimento e direcionamento da Circle A Ranch. “Nós evoluímos de um produtor de genética com gado registrado para sermos produtores de carne de qualidade. Nós não estamos atrás de algo super novo, nós aprendemos onde nós queremos estar”, comemora Akin. Após o distanciamento da venda anual de fêmeas registradas, hoje o foco da fazenda é produzir e vender 400 touros de alta qualidade e 400/600 novilhas prenhezes comerciais de valor agregado a cada ano.
Uma parte dos touros vendidos, identificados como Touros Premium Circle A, são produzidos das melhores fêmeas em índices do rebanho comercial. Estes touros oferecem um pacote completo dos dados da Circle A, incluindo suas DEPs exclusivas de Ingestão Alimentar, Prenhez de Novilhas e Stayability. As mães destes Touros Premium estão entre as melhores 5% de 7.000 fêmeas comerciais, que desempenharam com menor custo e com uma avaliação mais minuciosa do que muitas vacas Angus puras registradas do mercado.
AUMENTANDO A CONFIANÇA E ATENDIMENTO AO CLIENTE
Continuando a frente do mercado pecuário, coletando dados economicamente relevantes, Circle A também estabeleceu um novo sistema de confinamento. Construído em 2007, Circle A Feeders foi um passo significativo para a evolução. Um galpão com capacidade de 5.000 cabeças foi construído para captar valor agregado e aumentar o retorno dos novilhos. Assim como tudo na Circle A, o confinamento é inovador, foi desenhado para manter a harmonia entre pessoas, animais e ambiente.
A combinação deste confinamento e a genética da Circle A levou ao Prêmio Foco em Qualidade da Carne Angus Certificada em 2008 e 2009, registrando a taxa de 78,6% animais aptos no CAB (Carne Angus Certificada) e Prime, num lote de 1.010 cabeças. Nenhum outro grupo acima de 1.000 cabeças atingiu esta marca. Após uma década de coleta de dados e experiência em selecionar o gado através de confinamento comercial e carcaça, não ficou dúvida de que o gado iria desempenhar muito bem.
Com tanta confiança e conhecimento, o programa de aquisição de terneiros foi iniciado para recompensar os clientes que utilizam a genética Circle A. Os terneiros devem ser filhos de touros da marca e seguir os padrões de ganho de peso, manejo e sanitário determinados.
Os terneiros qualificados recebem os melhores preços do mercado, baseado no seu peso e região, quando possuem a genética Premium. “Nós estamos tentando melhorar a nossa média e de nossos clientes”, diz Nick Hammett, Gerente de Marketing da Circle A.
LIÇÕES APRENDIDAS
Hoje, a Circle A Ranch vive intensamente seu lema “Qualidade de Carne é o nosso Negócio”. Este negócio foi construído em duas décadas de experiência e dados provenientes de uma perspectiva tanto da vaca com cria como da terminação. “A inovação fundamentada, com abordagem do mundo real que Dave Gust e sua equipe tem usado para desenvolver a Circle A Ranch, serviu muito bem para eles próprios e seus clientes”, diz Frank, completando: “Seu trabalho tem gerado um benefício significativo aos clientes ABS com o programa Sire Alliance, disponibilizando o programa de avaliação genética mais compreensivo e comercialmente orientado do mercado”.
O PROGRAMA ANGUS SIRE ALLIANCE
BENEFÍCIOS DO PROGRAMA SIRE ALLIANCE PARA CLIENTES ABS
Estruturado para resultados imparciais. A estrutura do programa e a extensa base de dados de vacas da Circle A garantem que não há preferência em acasalamentos
ou grupo contemporâneo na avaliação;
Análise de Dados é terceirizada. A coleta é feita pela Circle A Ranch com análise de PH Ds reconhecidos do mercado, John Hough e Larry Benysheck. Assim como a Circle A Ranch, a ABS tem uma longa história de inovação e teste de progênie no mundo real. Comprometida em validar nossos produtos, a ABS se orgulha do relacionamento com
a Circle A Ranch e a parceria do teste de progênie Sire Alliance. Nós acreditamos no valor dos dados do Sire Alliance para ofertar aos nossos clientes: genética provada, confiável que vai resultar no valor que esperam. Através do desempenho provado do Sire Alliance, nós também utilizamos esta informação para desenvolver e selecionar a
próxima geração de touros ABS.
TOUROS PROVADOS DO SIREALLIANCE GERAM LUCRO E PREVISIBILIDADE DO PASTO AO PRATO
FILHAS LONGEVAS, PRODUTIVAS E RENTÁVEIS NO PASTO
Além de desempenho, valor de carcaça e eficiência, as filhas de touros Sire Alliance são monitoradas para função maternal e rentável. O Índice Maternal Sire Alliance incorpora dados de fertilidade e produtividade das filhas, incluindo Prenhez de Novilhas e Stayability.
NOVILHOS DE ALTO DESEMPENHO BASEADO EM EFICIÊNCIA GENÉTICA DOCUMENTADA NO CONFINAMENTO
O Sire Alliance é o programa mais antigo em funcionamento em mensuração individual de progênie para ingestão alimentar (desde 1998). Enquanto o alto custo alimentar dos últimos anos tem feito a eficiência alimentar ser uma característica chave de seleção, ninguém mais pode alcançar o nível de conhecimento do Sire Alliance em uma década e
meia de mensuração de ingestão.
CARCAÇAS DE QUALIDADE PARA GANHAR PREMIAÇÕES NO GANCHO
Hoje, o Sire Alliance e a Circle A Ranch são os maiores contribuintes da base de dados de carcaça da Associação Americana de Angus. A típica graduação do Sire Alliance tem a progênie de 30 novilhos por touro avaliados para mérito de carcaça enquanto eles mesmos geram confiabilidade e acurácia de 90% dos touros que qualificam para a lista principal do sumário de touros. O Sire Alliance foi iniciado pela Circle A Angus Ranch em 1996 para medir objetivamente o desempenho comercial e com valor no mundo real do nascimento ao abate. O programa foi pioneiro no uso de seleção por índices em gado de corte e permanece sendo a fonte mais compreensível de rentabilidade no confinamento, eficiência e
desempenho maternal.
A ABS tem uma parceria com a Circle A desde os primeiros touros graduados em 1998 e o programa Sire Alliance é um programa exclusivo de teste de progênie da ABS desde 2008. A informação derivada dos touros ABS, não fornece apenas a você, nosso cliente, confiabilidade e acurácia adicional, mas também um único e valioso conhecimento em
eficiência alimentar e rentabilidade comercial difícil de encontrar. Além dos provados Sire Alliance oferecidos no catálogo, nós também utilizamos a informação do programa para desenvolver e selecionar a próxima geração de touros ABS.
LUCRO TOTAL
EFICIÊNCIA ALIMENTAR
LUCRO MATERNAL
Fonte: ABS News, Maio 2016