Foto: Divulgação/Assessoria
Segundo publicação do Journal of Dairy Science, “a população mundial aumentará de 7,6 para 10,5 bilhões de pessoas até 2067, enquanto as terras cultiváveis decrescerão 25%”. Os desafios para produzir alimentos serão grandes, mas sinalizam campos férteis para a nossa Associação Brasileira de Hereford e Braford, uma Entidade com quase 60 anos de tradição e pioneirismo, que na década de 90 fez seu planejamento estratégico focado nesta nova realidade que agora se apresenta: produzir mais com menos.
Foi em 1998 que a ABHB criou, de forma pioneira, o Programa Carne Pampa®, o programa oficial de qualidade de carne, baseado na seleção zootécnica de bovinos das raças Hereford e Braford. Contribuindo com a produtividade e rentabilidade dos produtores, lançou o selo Carne Certificada Hereford®, abrangendo bovinos das raças HB e seus cruzamentos, despontando como uma marca de confiança na qualidade dos produtos para os consumidores mais exigentes e, mais ainda, refletindo desde então o conceito moderno de produção com sustentabilidade, baseado nos princípios que levaram a raça Hereford ser considerada mundialmente sinônimo de raça bovina sustentável, por ser ecologicamente correta (apresenta menor consumo de alimento para produzir 1kg de carne); economicamente viável (produz mais carne para o mesmo consumo de alimento), socialmente agradável (sua mansidão permite o manuseio com mais segurança pelos trabalhadores e em consequência um maior bem-estar animal) e culturalmente diverso (é a raça mais cosmopolita do planeta, sendo a mais utilizada em diversos compostos ou cruzamentos de raças bovinas no mundo com a finalidade de produção de carne de qualidade).
Todas essas qualidades ampliaram o registro de animais chancelados por técnicos da ABHB, com orientação seletiva dos rebanhos para garantir evolução genética com modernos programas de avaliação (PampaPlus, Promebo e Gensys). Passou-se a promover em parceria com a Embrapa a “Prova de Avaliação a Campo” (PAC), tendo como foco a busca incessante pelo melhoramento genético das raças, e a constante atualização do nosso trabalho, com a promoção de diversos cursos em parceria com Universidades e técnicos de renome internacional.
Seguindo na busca por novos nichos de mercado, expandimos nossa atuação junto a produtores do Brasil Central, promovendo cruzamentos com raças zebuínas que resultaram em animais com carcaças e tipificações de padrões excelentes. Geramos demanda interna e externa e bonificamos produtores exigentes.
A ABHB evoluiu e teve seu o reconhecimento aumentado. Nossas raças, sendo disputadas por compradores nacionais e internacionais, e os seus produtos cárneos por profissionais da gastronomia e por consumidores exigentes. Certos da visão de futuro de nossa diretoria à época, seguimos atentos às novas tecnologias e demandas a fim de atender a todos os associados e novos clientes ávidos por uma produção cada vez mais consciente e sustentável.
Observação: Texto publicado no Jornal “Correio do Povo – Rural”, de Porto Alegre, edição de 27/05/2018.