Cadastre-se no site

Cadastre-se e fique informado em primeira mão sobre os principais acontecimentos da Assessoria Agropecuária
Porto Alegre, 19/01/2025

Redes sociais

Agendade eventos

Últimosartigos

Comunicação como insumo fundamental para o agro

Informação, Mercado | 11 de Janeiro de 2019

Nestor Tipa Júnior

Foto: AgroEffective

Nestor Tipa Júnior
Jornalista e pós graduado em Marketing no Agronegócio. Sócio-diretor da AgroEffective

A agropecuária faz parte de um dos setores mais sensíveis à críticas e informações prejudiciais no Brasil. A opinião pública, por vezes, é severa nas cobranças aos produtores rurais e agroindústrias. Basta recordar recentemente o caso da possível fusão dos ministérios da agricultura e meio ambiente, onde depoimentos, notícias e até memes transformaram o setor primário em um vilão que referendaria práticas ilegais contra o nosso sistema ecológico, quando na verdade a grande maioria dos agricultores sintoniza produção e preservação como demonstram diversos levantamentos realizados por aí.

Em tempos de fake news e da pós-verdade, onde cada um acredita naquilo que lhe convém, a comunicação vai se transformar em um dos principais insumos para combater as distorções que hoje as redes sociais propagam sem, muitas vezes, termos a medição de alcance da informação. As pesquisas recentes já mostram o grande acesso dos produtores rurais às redes sociais e que elas estão se transformando em propulsoras de notícias relativas ao setor rural. Entretanto, as comunicações, em sua grande maioria, ainda são voltadas para o chamado "dentro da porteira", ou seja, a agropecuária falando consigo mesma.

O primeiro passo é direcionar parte de sua força para se comunicar com a outra ponta: a sociedade urbana, esta mesma que, por muitas vezes, cobra e aponta o dedo para que o produtor seja responsável. Ela é a primeira que deve receber a mensagem do que o setor está fazendo e no que está evoluindo em termos de controles realizados por mercados, governos e, inclusive, pelos próprios agropecuaristas. No entanto, é preciso mudar a chave da linguagem e criar formas de que este consumidor entenda, de forma didática, a construção que está sendo feita no campo.

A mudança de conceitos exige trabalho e não é da noite para o dia que a transformação acontece. Um exemplo é o próprio conceito de agronegócio, conhecido mundialmente como a relação comercial entre agentes da cadeia produtiva, mas que no Brasil virou palavra para alguns setores de um modelo de produção maléfico que visa interesses de poucos. Injusto para um setor que nos segurou em momentos difíceis. Mas o combate começa com comunicação de forma transparente, ética e, mais do que nunca, criativa, transformando a imagem.

A comunicação e a informação, no sentido de imagem, devem ser tratadas com a mesma importância que as análises de mercado e os manejos técnicos. A imagem de um setor pode, e muito, influenciar diretamente nos negócios e na renda. A comunicação deve ser uma das prioridades dos novos tempos para o setor rural. Com ela, as outras pontas podem evoluir.

Fonte: AgroEffective

Maisartigos

  • Austrália: Otimizando a seleção de touros Angus para o melhoramento genético

    Informação | 18 de Janeiro de 2025
    Foto: Divulgação/Assessoria
    IMPORTÂNCIA DA SELEÇÃO DE TOUROS
    Selecionar o touro Angus certo é crucial para aumentar a produtividade e a lucratividade em uma criação. Portanto, fazer seleção baseada em dados é essencial para impulsionar o melhoramento genético. Essa decisão é melhor embasada por uma compreensão completa do desempenho d...
  • Impacto da eficiência reprodutiva de novilhas na rentabilidade do sistema de produção de carne

    Informação | 18 de Janeiro de 2025
    Foto: Divulgação/Assessoria
    por Laís Abreu Médica veterinária pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), Especialista em Agronegócios pela ESALQ/USP, Mestre em Reprodução Animal pela USP e Doutoranda em Reprodução Animal pela USP e Université Laval (Québec, Canadá)

    A inseminação artificial em tempo fixo (IATF) é uma valiosa aliada ...
  • Tempo de agir por todos

    Informação | 08 de Janeiro de 2025
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Por Fábio Crespo, leiloeiro rural e presidente do Sindicato dos Leiloeiros Rurais e Empresas de Leilão Rural do RS (Sindiler)
    Todo ano de provação faz com que se chegue a dezembro com muitas reflexões. Foi assim na covid, em 2021, e igualmente em 2024, quando as águas lavaram o Rio Grande do Sul. Correndo o Estado...
  • O futuro da exportação de gado em pé no Uruuguai

    Informação | 28 de Novembro de 2024
    Foto: Tardaguila Agromercados
    El triunfo de Yamandú Orsi en el ballotage de este domingo y el retorno del Frente Amplio (FA) al gobierno es visto por algunos agentes del mercado ganadero, en lo previo, con cierto grado de “incertidumbre” sobre el futuro de un negocio que ha sido muy relevante para la ganadería uruguaya: la exportación de anima...
  • Tendências em genética e o comércio de touros

    Genética | 15 de Novembro de 2024
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Os avanços e tendências em genética de bovinos nos mostram quanta tecnologia está sendo incorporada num touro. O comércio de reprodutores nos sinaliza um desencontro entre esse produto moderno e de uma grande parcela do que vai cobrir vacas no campo.

    Em recente notícia sobre tendências em genética na Austrália, n...

Nossosparceiros

Nossosclientes

Redes sociais