Foto: Beef Magazine
Identificar claramente as metas para o seu rebanho é um primeiro passo fundamental.
A temporada de vendas de touros da primavera está em andamento. Os produtores estão estudando catálogos, comparando DEPs e números de desempenho individual dos animais e escolhendo quais touros serão os próximos reprodutores do rebanho. Este artigo inclui um link para uma planilha que os produtores podem usar para calcular os custos reais do touro e aborda algumas das coisas que os produtores devem considerar antes de ir para as compras. Dica: é mais do que apenas o menu do almoço.
O que você quer do seu rebanho de cria e os bezerros que você produz façam? Que genética fará isso?
Identificar claramente os objetivos do que se espera que o gado faça e as características que mais impactam a lucratividade da criação é um primeiro passo fundamental. Os bezerros são vendidos ao desmame, como bezerros de um ano, ou a serão mantidos até o abate? O que querem os compradores de seus bezerros? Você pode produzir o que eles querem e ter uma matriz funcional? Qual é a meta ideal, dado o sistema de produção as vacas estão? Essas questões do “quadro geral” devem ser respondidas antes da seleção e compra de um touro.
Onde está meu rebanho geneticamente?
“Onde quer que você esteja, é onde você está.” Randy Hunter, Médico Veterínário e recriador em Wheatland, Wyoming, usa essa frase ao ensinar habilidades de manejo de gado para ajudar as pessoas a reconhecer que todos estão em um nível diferente em suas habilidades. Depois de saber onde está, você pode identificar um plano para avançar na direção que deseja ir. Esta frase se aplica bem ao pensar sobre a genética do rebanho. Qual é a composição genética do rebanho de cria atualmente? Você está satisfeito onde você está? Que características você gostaria de mudar? Qual é o alvo que você deseja chegar? Quanta mudança é necessária para atingir um nível ideal, dados os seus recursos?
Classificando o vendedor de touros
Selecionar o criador e o programa de criação do seu próximo touro é mais importante do que escolher o touro real. A seguir estão as características, sem ordem específica, que precisam ser consideradas ao decidir quem será seu fornecedor genético:
Selecionar um touro hoje pode ser uma tarefa árdua para muitos produtores de bezerros. Os catálogos de venda de touros estão cheios de informações, incluindo desempenho animal real, proporções, diferenças esperadas de progênie (DEPs), testes genéticos, índices econômicos, medições de ultrassom, etc. Existem também criadores que utilizam o seu próprio sistema de pontuação para características como temperamento e estrutura do úbere da mãe de um touro. Ter acesso a todas essas informações é ótimo. No entanto, tentar classificar e discernir o que esses dados significam e quais informações são relevantes para o que você deseja pode ser um pouco como tentar tirar água de uma mangueira de incêndio! O que você quer está lá, mas você pode acabar levando um tapa na cara com mais do que queria quando for buscá-lo.
Conheça e entenda o que os números significam
Identifique os touros que atendem aos seus critérios de “números”
Classificar os touros no papel e identificar aqueles que atendem aos seus critérios é o próximo passo. Planeje fazer isso com bastante antecedência, para que você tenha tempo suficiente. Quanto mais rigorosos os critérios e quanto mais valores você incluir, menos touros você terá para escolher.
Avalie visualmente os touros quanto à solidez estrutural e fenótipo.
Embora um touro possa parecer bom no papel, vê-lo pessoalmente pode revelar que ele não é o tipo que você deseja. Lembre-se de que o propósito da vida deste touro é emprenhar as vacas. Isso significa que ele precisa ser capaz de se mover e cobrir.
Obtenha a opinião do criador
Um fornecedor qualificado de reprodutores deve ser um recurso tremendo para você selecionar seu próximo touro. Comunique a eles o que você deseja e pergunte quais touros eles recomendam. Veja se os touros que você identificou são aqueles que eles acreditam que atenderão aos seus objetivos.
Defina um orçamento e tenha opções
As vendas em alta podem ser eventos de evolução rápida. Saiba com antecedência quanto você está disposto a gastar. Identifique suas opções em termos de touros que você considerará. Se os touros que você deseja ultrapassarem rapidamente seu limite, você deverá avaliar se há outros na oferta que ainda atendam aos seus critérios.
Reservar um tempo para avaliar as despesas da reprodução e o custo do touro com base no custo por bezerro produzido ou, no custo por quilo de bezerro produzido, pode fornecer uma visão sobre o valor real de um touro. O “Breeding Cost Cow-Q-Lator”, disponível aqui, pode ser uma ferramenta útil na avaliação do custo de um touro em comparação com o seu valor.
Esta planilha também permite que os produtores comparem o custo do serviço natural com a inseminação artificial (IA) e avaliem isso como uma oportunidade de reprodução. Os benefícios da sincronização de crio, o sucesso comprovado da IATF, combinados com a perspectiva de usar os melhores touros do mercado podem tornar a IA mais eficaz. Uma opção econômica para usar sozinha ou em combinação com repasse de touros.
Por Aaron Berger, Serviço de Extensão de Nebraska
Fonte: Beef Magazine (20/02/2024) - traduzido e adaptado pela Assessoria Agropecuária