Por Kellie Curry Raper
Especialista em Marketing na Pecuária (Oklahoma State University)
“Gado de reputação” é um termo que você ouvirá com frequência quando os preços de gado forem discutidos. Em uma pesquisa com compradores de gado de Oklahoma, 64% disseram que a reputação do vendedor desempenhou um papel importante em sua última decisão de compra de bezerros para engorda (Boline 2016). O que é “reputação” no mercado de gado? Como você constrói isso? E quanto vale?
O que é?
A reputação tem várias peças do quebra-cabeça que se juntam para criar o quadro completo. A maior peça do quebra-cabeça é o desempenho do gado para o comprador. Se um comprador tiver uma experiência positiva com o gado de um vendedor, é mais provável que esse comprador levante a mão para disputar na próxima vez que o gado do vendedor passar pela pista de leilões e esteja disposto a pagar um prêmio por esse gado. Esse vendedor está construindo uma reputação positiva junto ao comprador – e outros compradores – em relação ao desempenho do gado. Se os bezerros fossem um desastre de desempenho, acredite que os compradores têm uma memória muito longa. O desempenho do gado abrange muitas coisas, incluindo ganhos, saúde e facilidade de manejo, para citar alguns – e diferentes compradores de gado valorizarão certos atributos mais do que outros.
Como você constrói isso?
“Você não pode construir uma reputação com base no que vai fazer.” Henry Ford
O que você faz hoje influencia a reputação do seu gado amanhã. Uma reputação positiva de qualidade é construída ao longo do tempo através da comercialização de gado que atende bem às necessidades dos compradores. Esse desempenho está ligado à genética do gado, aos protocolos de manejo do rebanho e às práticas de manejo dos bezerros, entre outros. Trabalhe para melhorar a qualidade geral do seu gado e para implementar importantes protocolos de sanidade que fortaleçam o sistema imunológico dos bezerros que passam pelo sistema.
Os compradores de gado são muito bons no seu ofício e são particularmente bons em avaliar os atributos visíveis do gado e o que isso indica sobre o potencial. Porém, o gado também possui atributos que não são facilmente observados. Esses atributos são conhecidos como atributos de credibilidade. O comprador decide se os atributos que podem ser anunciados, mas não são fisicamente observáveis, estão presentes. Quando os vendedores estabelecem a sua reputação, os compradores consideram as informações sobre os animais confiáveis e verdadeiras.
Alguns de vocês acreditam que é preciso ser uma grande operação para estabelecer uma reputação positiva, mesmo que estejam “fazendo todas as coisas certas”. Se você é uma operação menor e sente dificuldade para estabelecer uma reputação, há evidências de que a certificação por terceiros do pacote de pré-condicionamento de práticas de manejo de bezerros substitui, pelo menos parcialmente, uma reputação estabelecida quando se trata de valor de mercado.
Quanto vale?
Embora o valor de mercado da reputação do vendedor seja considerado um componente-chave do preço pago pelo comprador, é difícil medi-lo em dados padrão de leilões. Boline (2016) entrevistou compradores de gado no local em leilões de gado e descobriu que a reputação é importante, mas também que a verificação por terceiros pode funcionar como um substituto da reputação (Figura 1). Os compradores de gado estavam dispostos a pagar prêmios semelhantes, em média, por gado certificado com reputação desconhecida (2,52 dólares/cwt) e gado não certificado com reputação positiva (2,86 dólares/cwt). O gado certificado de um vendedor de reputação teve uma média de US$ 10,42/cwt em prêmios declarados. Também é importante notar que as reputações negativas foram mais fortemente descontadas do que as reputações positivas foram recompensadas e que mesmo o gado certificado de um vendedor com uma reputação negativa ainda foi fortemente descontado. Para o gado com reputação desconhecida, apenas 2% não considerariam esse gado certificado, mas se o gado não fosse certificado, 9% dos compradores não considerariam comprá-lo. No entanto, 25% dos compradores não considerariam adquirir gado com reputação negativa, independentemente da certificação.
“São necessárias muitas boas ações para construir uma boa reputação e apenas uma má para perdê-la.” Benjamim Franklin
Compradores de gado se comunicam. Por isso a reputação também será construída em torno da cafeteira do recinto de leilões ou no curral. Sempre que possível, obtenha feedback dos compradores sobre o gado que compraram de você. Se as coisas correram bem, descubra o que você fez certo. Se as coisas derem errado, descubra o que precisa ser corrigido. Lembre-se de que as reputações podem ser positivas ou negativas, por isso tome cuidado para tomar decisões de manejo que continuem a construir a reputação positiva do seu gado.
Fonte: DROVERS (08/07/24), traduzido e adaptado pela Assessoria Agropecuária.