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É a reputação do vendedor de touros ou a genética que determina o valor?

Informação | 16 de Julho de 2024

ESCOLHER um vendedor de touros é uma das decisões mais importantes que os produtores comerciais de gado enfrentam em cada temporada.


Anos atrás, num dia de campo, um proeminente produtor de touros lembrou aos produtores que eles precisavam escolher fornecedores de genética com visão, “porque se eles não vão a lugar nenhum, você não irá a lugar nenhum com eles”, alertou.


Esse conselho é tão relevante agora como era quando foi dado faz 15 anos.


Durante um webinar recente para produtores de gado de corte, o tema do valor de venda dos touros foi levantado. Um dos participantes da audiência questionou a percepção de valor e se ela era motivada pela reputação ou pelo mérito genético.


Numa discussão mais aprofundada, a questão levantada por este produtor centrou-se no aumento da disputa num leilão em alta e com este aumento da concorrência haveria um aumento no preço de venda. Mais especificamente, seria a reputação do criador ou a genética oferecida que impulsionaria tal disputa?


Existem várias maneiras de considerar esta questão. “A genética líder não significa automaticamente uma grande reputação. No entanto, a alta reputação está geralmente associada à genética líder.”


Acessar e oferecer genética de ponta deve ser o foco principal de todos os vendedores de reprodutores. A disponibilidade e a qualidade da informação genética derivada dos programas de melhoramento e agora da genômica permitem que os criadores identifiquem, reproduzam e ofereçam à indústria animais que aumentarão o desempenho acima da média de uma raça.


A publicação anual Bush Agribusiness “Top Studs” concentra-se em produtores de touros de várias raças que estão atendendo a essa expectativa. O critério de um Top Stud de acordo com a publicação não é apenas usar o programa BreedPlan, mas controlar um mínimo de 50 animais por geração e ter a média de sua safra maior ou igual ao índice de sua raça.

Definindo reputação


Como forma de identificar fontes de genética líder, este é um ponto de partida muito claro e objetivo para qualquer criador. Vale ressaltar que embora esses critérios sejam muito claros, é muito mais difícil definir reputação. Na verdade, é possível que surja um novo vendedor de genética que cumpra os critérios de um Top Stud, através da compra de um grande número de animais registados a partir rebanhos variados.


Para muitos produtores que desejam começar a desenvolver um programa de seleção, este pode ser um plano de ação muito eficaz. Muitas vezes pode ser mais rápido atingir uma boa escala de operação para vender touros do que através somente de seleção de seu rebanho.


Qualquer que seja a forma que um produtor de genética escolha para atingir a escala necessárias para safras de pelo menos 50 animais no BreedPlan, a reputação não é tão facilmente adquirida. Nas duas últimas temporadas de vendas de touros, está claro que algumas "marcas" alcançaram um maior grau de reputação em todo o setor.


Como resultado, estas operações tendem a atrair um maior número de compradores potenciais e, portanto, gozam de médias de preços e liquidez superiores às médias do setor. É verdade que estes programas são sustentados por genética de ponta. No entanto, o desenvolvimento da reputação envolve mais do que simplesmente genética.


Na maioria dos casos, os vendedores que gozam de forte reputação são caracterizados por algumas características semelhantes:

 

  • Eles têm programas de seleção muito claros e oferecem consistência nos animais;

  • Eles estão muito focados e investem no sucesso de seus clientes e estão engajados no setor de forma mais ampla;.

  • Quase todos têm operações de gado comercial e estão dispostos a mostrar a produção de sua genética;

  • Além disso, esses criadores estão engajados em sua atividades e nas de sua raça, promovendo redes de contato e oportunidades de aprendizagem para produtores e gerações futuras;

  • E esses criadores também são promotores e comerciantes muito qualificados de seus programas;


Existem certamente alguns programas de seleção muito conceituados que não seguem necessariamente estas tendências. A sua reputação está alicerçada na credibilidade local e no forte apoio e fidelidade dos clientes.


Contudo, em épocas difíceis, uma forte reputação local pode não ser suficiente para atrair clientes a distâncias mais amplas. Da mesma forma, os novos vendedores de genética que procuram aumentar a base de clientes e atrair o reconhecimento dos produtores podem achar o processo mais longo do que o esperado.


Oportunidades com vendedores menores e menos conhecidos


Ao mesmo tempo, existem oportunidades para produtores comerciais que buscam genética líder e que não querem, ou não tem condições de competir, por touros de vendedores de "nível superior" ou mais famosos.


Existem oportunidade de adquirir genética semelhante, sem alta concorrência, procurando comprar de programas de seleção mais novos ou menores.


É possível usar publicações como Top Studs, ou revisar catálogos de venda em sites das associações de criadores para identificar esses vendedores mais novos que ainda não desenvolveram o alto grau de reconhecimento desfrutado por programas mais antigos e mais estabelecidos.


Embora esta possa ser uma opção eficaz, vale a pena reservar algum tempo, antecipadamente, para iniciar o processo de relacionamento com o este possível fornecedor.


Como um novo vendedor de touros, seus objetivos de seleção possivelmente não são bem conhecidos. Vale a pena compreender o foco deles e considerar como isso se alinha com a sua direção de longo prazo.


Em última análise, a reputação e o reconhecimento são resultados do foco do criador de genética nos aspectos que também agregam valor à longo prazo.


Para vendedores mais "novatos" que procuram criar demanda e aumentar o valor de sua genética, além do o envolvimento no setor em várias frentes, deve também compreender que a reputação é ponto chave para o seu valor no longo prazo.


Fonte: Beef Central (por Alastair Rayner 16/07/2024), traduzido e adaptado pela Assessoria Agropecuária. 

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