Texto de: Celso Jaloto Avila Junior – 17/Nov/2016
Fui obrigado a incluir os capítulos de nº 3, 4 e 5, tratando das feiras e leilões da Argentina e Uruguai, pela grande influência que o Rio Grande do Sul teve tanto no início da criação das raças taurinas (Hereford, Angus, Devon, Shorton, etc...), como pela influência que tivemos quanto aos modelos usados em nossas feiras e leilões.
Em comparação ao Brasil, o Rio Grande do Sul foi o precursor em eventos desta natureza. Em 1901 ocorre a primeira feira, no “Campo da Redenção”, onde hoje é a área do Parque Farroupilha, na cidade de Porto Alegre. Foi na época a “1ª Exposição de Produtos do Estado”.
Entretanto, a mais antiga e onde pela primeira vez se usou o termo “pecuária” para denominá-la, ocorreu em 1909 com a “Exposição Agropecuária de Porto Alegre”. Mais tarde, na área onde aconteceu a exposição, foi construído o PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE MENINO DEUS, cujo nome foi dado, em alusão ao Bairro de mesmo nome onde ele foi construído. Neste local funcionou como parque de exposições até o ano de 1969, quando foi transferido para Esteio.
A partir de 1937, com um convênio do Estado do Rio Grande do Sul e o Ministério da Agricultura, foi oficialmente instituído as exposições estaduais de animais, sendo que as primeiras foram realizadas alternadamente em municípios do Interior.
Em 1970 é inaugurado o Parque de Esteio com a realização da 33ª Exposição Estadual de Animais. Somente a partir do ano de 1972 é que foi realizada a “1ª EXPOINTER” (Exposição Internacional de Animais).
Das feiras ocorridas no interior do Estado, é de se destacar, como a mais antiga delas, a da cidade de Bagé-RS, que em 2016 organizou a sua 104 Expofeira de Bagé, que deu início no ano de 1912, organizada Associação Rural de Bagé que foi fundada no ano de 1904.
Ilustrações:
• Fotografia da 1ª Exposição de Produtos do Estado – Porto Alegre 1901
• Fotografia da Exposição Agropecuária de Porto Alegre – Porto Alegre 1909
• Fotografia do Pavilhão Central da Exposição de Menino Deus – Porto Alegre 1910
• Fotografia das Arquibancadas da Exposição de Menino Deus – Porto Alegre 1955