Cadastre-se no site

Cadastre-se e fique informado em primeira mão sobre os principais acontecimentos da Assessoria Agropecuária
Porto Alegre, 10/07/2025

Redes sociais

Agendade eventos

Últimosartigos

Leilões: História, suas Dinâmicas, e Psicologias - Cap. 6 - Primeiras feiras de pecuária no Rio Grande do Sul

Informação | 17 de Novembro de 2016

                                                                                                                  Texto de: Celso Jaloto Avila Junior – 17/Nov/2016

Fui obrigado a incluir os capítulos de nº 3, 4 e 5, tratando das feiras e leilões da Argentina e Uruguai, pela grande influência que o Rio Grande do Sul teve tanto no início da criação das raças taurinas (Hereford, Angus, Devon, Shorton, etc...), como pela influência que tivemos quanto aos modelos usados em nossas feiras e leilões.

Em comparação ao Brasil, o Rio Grande do Sul foi o precursor em eventos desta natureza. Em 1901 ocorre a primeira feira, no “Campo da Redenção”, onde hoje é a área do Parque Farroupilha, na cidade de Porto Alegre. Foi na época a “1ª Exposição de Produtos do Estado”.

Entretanto, a mais antiga e onde pela primeira vez se usou o termo “pecuária” para denominá-la, ocorreu em 1909 com a “Exposição Agropecuária de Porto Alegre”. Mais tarde, na área onde aconteceu a exposição, foi construído o PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE MENINO DEUS, cujo nome foi dado, em alusão ao Bairro de mesmo nome onde ele foi construído. Neste local funcionou como parque de exposições até o ano de 1969, quando foi transferido para Esteio.

A partir de 1937, com um convênio do Estado do Rio Grande do Sul e o Ministério da Agricultura, foi oficialmente instituído as exposições estaduais de animais, sendo que as primeiras foram realizadas alternadamente em municípios do Interior.

Em 1970 é inaugurado o Parque de Esteio com a realização da 33ª Exposição Estadual de Animais. Somente a partir do ano de 1972 é que foi realizada a “1ª EXPOINTER” (Exposição Internacional de Animais).

Das feiras ocorridas no interior do Estado, é de se destacar, como a mais antiga delas, a da cidade de Bagé-RS, que em 2016 organizou a sua 104 Expofeira de Bagé, que deu início no ano de 1912, organizada Associação Rural de Bagé que foi fundada no ano de 1904.

Ilustrações:
• Fotografia da 1ª Exposição de Produtos do Estado – Porto Alegre 1901
• Fotografia da Exposição Agropecuária de Porto Alegre – Porto Alegre 1909
• Fotografia do Pavilhão Central da Exposição de Menino Deus – Porto Alegre 1910
• Fotografia das Arquibancadas da Exposição de Menino Deus – Porto Alegre 1955

Maisartigos

  • Touros: é tempo para melhores catálogos

    Genética | 15 de Junho de 2025
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Em meu trabalho de mestrado (2022) foram analisados cerca de 60 leilões do Rio Grande do Sul, que ofertaram mais de 4.000 touros. O objetivo era avaliar a disponibilidade de informações nos catálogos e o nível tecnológico do produto touro. Entre as conclusões, ficou bem claro que muitos vendedores informam menos s...
  • Embrapa: Gado resistente ao calor com certificação genética no Semiárido

    Genética, Informação | 10 de Junho de 2025
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Um dos rebanhos mais adaptados às condições extremas do Semiárido brasileiro acaba de ser oficialmente reconhecido por sua pureza genética. Após quase dois anos de trabalho, a Embrapa Semiárido (PE) recebeu o registro de Pureza de Origem (PO) para seu rebanho da raça Sindi, concedido pela Associação Brasileira ...
  • Dia Mundial do Leite: confira os 7 principais desafios da produção

    Genética | 02 de Junho de 2025
    Foto: Premix
    No Dia Mundial do Leite, comemorado em 1º de junho, a pecuária leiteira brasileira se destaca pela sua amplitude territorial e diversidade de sistemas de produção, que variam de operações de baixa tecnificação a propriedades de alta performance.

    Essa heterogeneidade tecnológica, no entanto, define os desafios enf...
  • Oito públicos, oito linguagens. E um só agro a ser entendido

    Informação | 25 de Maio de 2025
    Foto: Imagens da Internet
    O agro brasileiro tem muitas histórias boas para contar. Histórias de tecnologia, sustentabilidade, sucessão familiar, protagonismo internacional e inovação. Mas essas histórias só têm impacto real quando chegam da forma certa às pessoas certas. Comunicar o agro não é apenas dizer que ele é importante. É faz...
  • O Braford brasileiro está suando e vencendo o desafio

    Genética | 15 de Maio de 2025
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Neste final de abril e início de maio ocorreu o 9º Congresso Mundial de Braford no Brasil, país dos mais importantes na criação da raça globalmente. Sobre este item vou retomar logo mais adiante no texto.

    Participei da etapa de visitas à campo, chamada Gira Braford. Fomos recebidos em fazendas de Itaqui, Uruguaiana...

Nossosparceiros

Nossosclientes

Redes sociais