Cadastre-se no site

Cadastre-se e fique informado em primeira mão sobre os principais acontecimentos da Assessoria Agropecuária
Porto Alegre, 10/07/2025

Redes sociais

Agendade eventos

Últimosartigos

Fundesa RS: Estudo analisa 1,5 milhão de movimentações de animais

Informação | 31 de Março de 2021

Estudo analisa 1,5 milhão de movimentações de animais

Foto: Divulgação/Assessoria

Objetivo é aumentar a vigilância em propriedades com maior trânsito

Um estudo da Universidade da Carolina do Norte analisou mais de 1,5 milhão de movimentos de animais de produção entre propriedades ou destino final dos últimos quatro anos. O dado foi utilizado para estimar as unidades produtivas por onde ocorre o maior número de ingressos e saídas de bovinos, suínos e pequenos ruminantes. A informação é resultado do trabalho realizado pela Universidade da Carolina do Norte (NCSU) através de convênio com o Fundesa e a SeapDR. “A partir deste dado, podemos calcular de que forma ocorre a disseminação das enfermidades e trabalhar preventivamente nas propriedades com maior movimentação e risco de espalhamento de doenças”, explica o pesquisador da NCSU, Gustavo Machado. Os dados foram apresentados em reunião do pesquisador com representantes dos Conselhos Técnicos Operacionais do Fundesa-RS e da Secretaria da Agricultura, nesta quarta-feira (31).

O resultado da pesquisa, que entrou na terceira fase, já vem sendo utilizado pelas equipes da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural para aumentar a vigilância em locais mais sensíveis. “Estamos colhendo frutos deste aperfeiçoamento tecnológico, que atualmente só está disponível no Rio Grande do Sul”, explica o coordenador da Divisão de Controle e Informações Sanitárias do Departamento de Defesa Agropecuária, Francisco Lopes.

Além de permitir uma prevenção mais efetiva, os dados gerados pela NCSU contribuem também para calcular o impacto econômico de uma eventual reintrodução da febre aftosa em território gaúcho. Os dados mostram que, caso seja detectado um caso e nada seja feito, em 30 dias, o prejuízo de custo direto poderia chegar a US$ 10 milhões. É por isso que a conscientização do setor produtivo sobre a notificação de suspeita é tão importante. “É a partir da notificação que o Serviço Veterinário Oficial tem capacidade de reação - em menos de 24 horas. Uma intervenção rápida permitiria uma redução considerável dos danos”, explica o chefe da Divisão de Sanidade Animal da Secretaria, Fernando Groff.

O presidente do Fundesa-RS, Rogério Kerber, pontuou que todas as cadeias que envolvem animais suscetíveis à febre aftosa precisam estar atentas a sintomas compatíveis e informar as autoridades sanitárias. “Existem muitas doenças que têm as mesmas características, por isso é fundamental que o produtor notifique as inspetorias veterinárias para descartar suspeitas ou tomar as medidas cabíveis. Cada um precisa fazer a sua parte”, destaca.

Fonte: Fundesa (31/03/21) 

Maisartigos

  • Touros: é tempo para melhores catálogos

    Genética | 15 de Junho de 2025
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Em meu trabalho de mestrado (2022) foram analisados cerca de 60 leilões do Rio Grande do Sul, que ofertaram mais de 4.000 touros. O objetivo era avaliar a disponibilidade de informações nos catálogos e o nível tecnológico do produto touro. Entre as conclusões, ficou bem claro que muitos vendedores informam menos s...
  • Embrapa: Gado resistente ao calor com certificação genética no Semiárido

    Genética, Informação | 10 de Junho de 2025
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Um dos rebanhos mais adaptados às condições extremas do Semiárido brasileiro acaba de ser oficialmente reconhecido por sua pureza genética. Após quase dois anos de trabalho, a Embrapa Semiárido (PE) recebeu o registro de Pureza de Origem (PO) para seu rebanho da raça Sindi, concedido pela Associação Brasileira ...
  • Dia Mundial do Leite: confira os 7 principais desafios da produção

    Genética | 02 de Junho de 2025
    Foto: Premix
    No Dia Mundial do Leite, comemorado em 1º de junho, a pecuária leiteira brasileira se destaca pela sua amplitude territorial e diversidade de sistemas de produção, que variam de operações de baixa tecnificação a propriedades de alta performance.

    Essa heterogeneidade tecnológica, no entanto, define os desafios enf...
  • Oito públicos, oito linguagens. E um só agro a ser entendido

    Informação | 25 de Maio de 2025
    Foto: Imagens da Internet
    O agro brasileiro tem muitas histórias boas para contar. Histórias de tecnologia, sustentabilidade, sucessão familiar, protagonismo internacional e inovação. Mas essas histórias só têm impacto real quando chegam da forma certa às pessoas certas. Comunicar o agro não é apenas dizer que ele é importante. É faz...
  • O Braford brasileiro está suando e vencendo o desafio

    Genética | 15 de Maio de 2025
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Neste final de abril e início de maio ocorreu o 9º Congresso Mundial de Braford no Brasil, país dos mais importantes na criação da raça globalmente. Sobre este item vou retomar logo mais adiante no texto.

    Participei da etapa de visitas à campo, chamada Gira Braford. Fomos recebidos em fazendas de Itaqui, Uruguaiana...

Nossosparceiros

Nossosclientes

Redes sociais