Cadastre-se no site

Cadastre-se e fique informado em primeira mão sobre os principais acontecimentos da Assessoria Agropecuária
Porto Alegre, 28/11/2023

Redes sociais

Agendade eventos

Últimosartigos

Cabanhas do RS e SC recebem prêmio Difusão Genética Nacional da raça Devon na Expointer

Informação | 03 de Setembro de 2023
Atuais proprietários dos animais com melhor índice também foram reconhecidos

Cabanhas da raça Devon do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina receberam o prêmio Difusão Genética Nacional 2023, na noite desta segunda-feira (28/4), no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), durante a Expointer.

A distinção é um reconhecimento da Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC) aos criatórios proprietários do animal cujos filhos avaliados, nascidos na geração 2021, obtiveram a maior soma de Índice Final no Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (Promebo).

O touro Saudade Merlot Quartzo 05280, da Cabanha Saudade, de José Carlos Assis Brasil Senna, de São Gabriel (RS), alcançou 344,6253 no índice somado dos filhos.
Contratado pela Renascer, o reprodutor atualmente pertence à Cabanha Potreiro Velho, de Cirano Vieira Marques, de São Luiz Gonzaga (RS).

Henrique Ribas, administrador da Saudade, relata que o animal é um daqueles touros que nasceu chamando a atenção. “Já ao sobreano, ele foi agraciado como Campeão Supremacia Genética ANC 2019 e no ano seguinte foi contratado como doador pela central de inseminação. Esse título recebido agora, pela progênie, vem acrescentar e confirmar que ele é destaque na sua geração”, comemora.

Entre as fêmeas, a vencedora foi a Fazenda Entre Rios, de Isidoro José Brancher Neto, de Joaçaba (SC), pela vaca Beta da Entre Rios 48. O exemplar teve somatório de 96,1023 e é propriedade da Fazenda Sonho e Realidade, de Wanderley Berté, de Água Doce (SC). “Estamos constantemente buscando o melhoramento genético, selecionando animais superiores e utilizando de ferramentas como a TE e FIV. É uma grande satisfação sermos premiados novamente, nos mostra que estamos no caminho certo”, comemora Wanderley Berté, que recebeu a premiação pelos dois criadores catarinenses.

Para a Presidente da Associação Brasileira de Criadores de Devon e Bravon (ABCDB, Elizabeth Cirne-Lima, os processos de avaliação e seleção de animais registrados na ANC são extremamente importantes para a seleção animal. “Trazem avaliação de desempenho e crescimento, é um novo olhar para além da morfologia. E os prêmios, ao destacarem criadores e expositores, trazem reconhecimento a aqueles que fazem todo esse trabalho e de seleção animal”, ressalta a dirigente.

A premiação ocorreu durante mais uma Noite do Assado 1%, em que foram servidos cortes de Carne Devon Certificada e de outras raças participantes do Promebo, produtoras de carne de qualidade. A degustação foi regada a Entrecot (Top 1% GIM), Picanha (Top 1% EP8) e Costela (Top 1% EGS), três tipos que evidenciam o resultado final da seleção de reprodutores.

Fonte: ABCD (29/08/23)

Maisartigos

  • Touros: condições facilitadas

    Genética, Informação | 15 de Novembro de 2023
    Foto: Divulgação/Assessoria
    A comercialização de reprodutores, especialmente de touros, é assunto que me interessa há um bom tempo. Digamos que há mais de 20 anos. A produção e a seleção de touros são atividades bonitas e complexas, mas, se não redundarem em comercialização satisfatória, perde-se muito o sentido de ter vacas registrad...
  • ANCP: Como agregar valor aos animais utilizando ferramentas e tecnologias de avaliação genética

    Informação | 25 de Outubro de 2023
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Alexsandro Patrício Silva Santos   O cenário atual da pecuária não permite erros no planejamento estratégico. Estamos trabalhando com uma margem menor de lucro e grandes variações no principal produto comercializado, a arroba, que tem prejudicado o mercado. Diante disso, o criador está em busca de ferramentas ...
  • Austrália: o umbigo está afetando a fertilidade do seu rebanho?

    Informação | 20 de Outubro de 2023
    Foto: Divulgação/Assessoria
    As descrições e a terminologia para o gado na Austrália muitas vezes podem variar significativamente entre regiões, setores de mercado e até mesmo entre raças. Embora exista um idioma nacional para a descrição do gado que foi acordado e publicado pela Meat & Livestock Australia e AusMeat, ainda existem muitas des...
  • Expointer: chega de sucesso!

    Informação | 15 de Outubro de 2023
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Quando vai ser a Expointer esse ano, Velloso? - perguntam-me bastante. A resposta vem pronta: entre o último final de semana de agosto e o primeiro de setembro. A data base é sempre 01/09 e serve para calcular as idades e categorias dos animais que vão a julgamento. Reúne-se tudo no catálogo da exposição com espé...
  • Programa Carne Angus 20 anos: Quase uma história de amor!

    Carne, Informação | 15 de Setembro de 2023
    Foto: Divulgação/Assessoria
    Nesta Expointer 2023, a Associação Brasileira de Angus comemorou os 60 anos de fundação e os 20 anos do Programa Carne Angus. A festa, no Leopoldina Juvenil, foi à altura dos feitos da entidade e do seu filho mais importante, regada a bons vinhos e cheia de gente bonita e bem penteada. Até me excedi nos etílicos, ...

Nossosparceiros

Nossosclientes

Redes sociais